Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Joel Alves propõe serviço de abordagem social, campanhas sobre adoção legal e construção de centro poliesportivo
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Joel Alves propõe serviço de abordagem social, campanhas sobre adoção legal e construção de centro poliesportivo

Nas três indicações apresentadas na sessão da Câmara desta terça-feira (25), o vereador Joel Alves (PDT) sugeriu que o governo municipal implante serviço especializado de abordagem social para identificar situações de risco social e pessoal (Indicação nº 334/2021); campanhas publicitárias sobre a importância da adoção legal (Indicação nº 335/2021); e construção de centro poliesportivo na comunidade Palmares II (Indicação nº 336/2021).

  • Publicado: Terça, 25 de Mai de 2021, 19h25

Abordagem social
Nesta primeira demanda, o vereador explica que o Serviço Especializado de Abordagem Social (Seas) constitui-se em processo de trabalho planejado de aproximação, escuta qualificada e construção de vínculo de confiança com pessoas e famílias em situação de risco pessoal e social nos espaços públicos para atender, acompanhar e mediar acesso à rede de proteção social.

Conforme Joel Alves, mais de cem mil crianças e adolescentes morreram no Brasil entre 2019 e 2020, vítimas de agressão, segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria. Na maioria esmagadora dos casos, o agressor fazia parte do ciclo familiar.

“Ano passado tivemos em Parauapebas o registro de 125 casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. No entanto, especialistas apontam que esses números podem ter sofrido aumento este ano, visto que o isolamento social se coloca como barreira na identificação de novos casos”, revela o parlamentar.

Diante dos fatos acima, o vereador sustenta que a implantação do Seas em Parauapebas mostra-se de extrema necessidade, visto que, combinado com as ações já desenvolvidas pelos conselhos tutelares, Ministério Público e delegacia, ele dará maior efetividade na identificação e registros dos casos.

Adoção legal
Já neste pedido, Joel Alves lembra que neste dia 25 de maio comemora-se o Dia Nacional de Adoção, instituído legalmente em 2002. No entanto, ainda hoje há na sociedade muitos desafios que se colocam como verdadeiros obstáculos à adoção de crianças e adolescentes, visto que, por exemplo, somente 1% das crianças soropositivas é adotado. Outros fatores, como idade e raça, também se mostram como barreiras, o que de certa forma têm viés discriminatório.

No entendimento do legislador, a realização de campanhas publicitárias no município se constituirá um passo significativo na proteção dos direitos das crianças e adolescentes que necessitam de um lar para melhor se desenvolverem.

Centro poliesportivo
Nesta última indicação, o vereador destaca que Palmares II localiza-se numa posição estratégica, entre Palmares Sul e as comunidades da zona rural. Assim, o centro poliesportivo proposto para a localidade beneficiará de forma conjunta todo esse conglomerado de comunidades.

“Atualmente temos à disposição destas comunidades apenas quadras esportivas nas escolas, o que não garante o uso pela comunidade em geral. O centro poliesportivo resolve esse problema, pois alcança toda a comunidade que dele queira fazer uso”, argumenta Joel Alves.

Depois de serem lidas em plenário, as três indicações foram aprovadas pelos demais vereadores, e agora elas serão encaminhadas para passar por avaliação do Poder Executivo.

Texto: Waldyr Silva / Fotos: Felipe Borges / AscomLeg2021

Fim do conteúdo da página