Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Vereador Miquinha solicita providências na regularização fundiária da zona rural do município 
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Vereador Miquinha solicita providências na regularização fundiária da zona rural do município 

Devido ao rápido e desordenado crescimento populacional que ocasionou moradias irregulares por todo o território de Parauapebas, a regularização fundiária tornou-se um dos maiores desafios do poder público municipal. 

  • Publicado: Sexta, 30 de Abril de 2021, 09h44

Atento a esta realidade, o vereador Israel Pereira Barros, o Miquinha (PT), sugeriu ao Poder Executivo que realize celebração de um convênio entre o governo municipal, o Instituto de Terras do Pará (Iterpa) e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para criação do Núcleo Municipal de Regularização Fundiária (NMRF) em Parauapebas e Região do Contestado (município de Marabá). 

O pedido para criação do NMRF foi oficializado na Indicação nº 245/2021, em que Israel Miquinha contou que com a celebração do convênio o governo municipal conseguirá alavancar os procedimentos de titulação e regularização fundiária das áreas rurais do município e da Região do Contestado sob o domínio da União ou Incra, e áreas sob o domínio estadual através do Iterpa.  

Vereador Miquinha

Miquinha explicou ainda que o Núcleo contribuirá com a regularização das áreas localizadas nas glebas Verde, Taboca, Rio Novo, Engano e Itacaiúnas, que estão sob jurisdição federal (Incra), através do Programa Titula Brasil, tanto dentro de Projetos de Assentamento (PAs) como áreas de fora de PAs pelo mesmo programa e que abrangiam o antigo programa Terra Legal.  

Com a iniciativa também poderão ser regularizadas áreas localizadas na Gleba Ampulheta, que está sob a jurisdição estadual (Iterpa), como a Colônia Paulo Fonteles e áreas adjacentes. As áreas que poderão ser regularizadas serão as que possuírem de 4 a 2.500 hectares, beneficiando cerca de seis mil famílias que estão em áreas da União e do Estado.  

A proposta do vereador Miquinha é que o Núcleo seja integrado por servidores do município e executado conforme dispuser os serviços organizados pelo Incra e Iterpa. 

Para promover a efetiva regularização fundiária dos PAs Carlos Fonseca, Araçatuba Carajás, Rio Branco, Onalício Barros, União Vitória, Valentim Serra, Barra do Cedro, Palmares Sul e Palmares II, Miquinha apresentou a Indicação nº 246/2021, solicitando do Poder Executivo providência na regularização dos terrenos destas localidades. 

O pedido foi apresentado na sessão ordinária de terça-feira (27), onde Miquinha ressaltou que a regularização fundiária constitui ação de fundamental importância para garantir a função social da propriedade rural.  

“Apenas através da regularização o homem do campo passa a ter pleno direito à propriedade, já que na prática apenas a propriedade regularizada pode ser dada inteira ou de forma fracionada como garantia em financiamentos, o que garante ao produtor acesso facilitado para aquisição de maquinário, implementos agrícolas e seguro rural”, explicou o vereador.  

Nesse sentido, o legislador ressaltou que se torna fundamental garantir a regularização fundiária aos produtores rurais do município que há anos lutam pela titulação de suas terras.  

Israel Miquinha ainda revelou que atualmente 32 assentamentos necessitam de regularização no município e na Região do Contestado. Para que isso aconteça, é necessário que a prefeitura entre com algumas contrapartidas para agilizar o processo. Contrapartidas que incluem o georreferenciamento das áreas citadas, cadastramento no Sistema de Gestão Fundiária (Sigef), vistoria em loco e abastecimento do sistema que vai para titulação no Incra.  

“Essas contrapartidas podem ser agilizadas através de convênio entre a Prefeitura de Parauapebas, Incra e o Iterpa. É importante lembrar que a titulação é um grande sonho de todos os produtores rurais que há anos buscam essa regularização sem sucesso. Por isso, acredito que é dever do governo municipal intervir e proporcionar essa titulação para alavancar a produção agrícola em nossa região, que é tão rica em quantidade de terras, mas extremamente defasada nessa área”, finalizou o vereador Miquinha.  

Após serem apresentadas ao plenário, as indicações foram colocadas para apreciação parlamentar. Diante da relevância dos pedidos e da possibilidade de oferecer segurança jurídica e estabilidade aos posseiros, os vereadores aprovaram em unanimidade os pedidos, que serão encaminhados para análise do Poder Executivo, a quem compete a implementação do convênio e da regularização solicitada.

Texto: Josiane Quintino / Revisão: Waldyr Silva / Foto: Felipe Borges (AscomLeg 2021)

Fim do conteúdo da página