Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Vereador propõe concurso de receitas culinárias e Centro Cultural do Idoso

O vereador Joel do Sindicato (PDT) aproveitou os debates parlamentares desta terça-feira (4) para propor ações culturais voltadas para mulheres e idosos. 

  • Publicado: Terça, 04 de Mai de 2021, 17h09

Segundo o vereador, é importante trazer melhorias significativas à cultura e à gastronomia de Parauapebas, porque a cultura é capaz de otimizar a qualidade de vida da terceira idade carente e das mulheres da cidade, além de estimular a união e a renda familiar, permitindo aos filhos e netos a dedicação às suas jornadas de trabalho. 

 

Concurso de receitas culinárias 

Em sua primeira proposição, Joel solicitou ao Poder Executivo, através do secretário municipal de Cultura, Sadisvan dos Santos Pereira, e da secretária municipal da Mulher, Edileide Maria Batista, que seja promovido um concurso de receitas culinárias. 

Na Indicação nº 249/2021, o legislador contou que a intenção é promover um concurso de receitas culinárias envolvendo as mulheres que são comprovadamente residentes e domiciliadas em Parauapebas há pelo menos dois anos e pertencentes a um dos grupos de mães "donas de casa", merendeiras ou empregadas domésticas.  

O concurso terá premiações e o objetivo de produzir um livro de receitas culinárias de Parauapebas. Conforme explicou Joel, as receitas serão recolhidas e cadastradas ou catalogadas em grupos a serem criados para juntos formarem o livro de receitas culinárias do município de Parauapebas.  

“Esta ação contribuirá para o enriquecimento cultural que nosso município obterá, o qual ocorrerá através desse processo de catalogação dos melhores ‘pratos’ feitos pelos talentos de nossa cidade, constituindo como resultado final um livro de receitas”, assegurou o vereador. 

Ainda justificando a importância desta ação cultural, Joel do Sindicato destacou que nesse momento crítico a pandemia tem provocado enfraquecimento da estrutura financeira de muitas famílias e promovido ambientes conflituosos nos lares, por isso é justo valorizar a mulher que tanto contribui com o bem-estar da família parauapebense.  

Vereador Joel do Sindicato

Centro Cultural do Idoso 

Na mesma sessão ordinária, o vereador Joel pediu a realização de um estudo de viabilidade para a criação de um Centro Cultural do Idoso. Segundo o legislador, a intenção é minimizar o abandono e violência doméstica contra idosos em Parauapebas. 

A criação do Centro Cultural do Idoso foi oficializada na Indicação nº 255/2021, onde o vereador sugeriu que no espaço sejam oferecidos conteúdos e atividades artístico-terapêuticas aos idosos residentes e domiciliados no município. 

Joel contou que o centro cultural também promoverá economia para a Secretaria Municipal de Saúde e à Secretaria de Assistência Social, já que as atividades e conteúdos artístico-terapêuticos, como pintura, artesanato, música etc., auxiliam no tratamento e prevenção de patologias e comorbidades dessa faixa etária, bem como de doenças físicas e mentais, reduzindo a hospitalização e recolhimento de idosos nos abrigos da cidade.  

“Esta sugestão também inova e atende às metas do Poder Executivo, ao disponibilizar profissionais da área da saúde em cooperação coordenada com os profissionais da cultura em favor da população idosa”, finalizou o vereador Joel do Sindicato. 

Votação 

Após a devida apresentação das indicações, as proposições foram colocadas para apreciação parlamentar. Entendendo que os pedidos vão proporcionar bem-estar e entretenimento a mulheres e idosos do município, os vereadores aprovaram as indicações nº 249 e 255/2021, que serão enviadas ao Poder Executivo, por meio das pastas competentes, para estudo de viabilidade orçamentária para execução dos pedidos. 

Texto: Josiane Quintino / Revisão: Waldyr Silva / Foto: Felipe Borges (AscomLeg 2021)

Fim do conteúdo da página