Página inicial > Notícias > Reforma de escola, atualização de cadastro habitacional e restauração de calçadas da PA-275 são solicitadas por Luiz Castilho

Três proposições foram apresentadas pelo vereador Luiz Castilho (Pros) na sessão da Câmara Municipal de Parauapebas na última terça-feira (23).

• Publicado: Sexta, 26 de Março de 2021, 18h01

Castilho participou de casa da 1ª sessão online da CMP

Reforma de escola e quadra
Atendendo a reivindicação de moradores da comunidade Carlos Fonseca, vereador Castilho apresentou a Indicação n° 129/2021, na qual pede a reforma da Escola Municipal de Ensino Fundamental 18 de Outubro e da quadra poliesportiva, localizada na referida localidade.

“Para melhorar as condições de segurança e bem estar dos alunos, a escola e a quadra carecem de reforma e pintura. Aproveito para salientar que é necessário realizar este trabalho o mais breve possível”, informou o vereador no texto da proposição.

Atualização de cadastro habitacional
Em seguida, Castilho propôs na Indicação n° 130/2021 que seja priorizado, através da Secretaria Municipal de Habitação (Sehab), os cadastros das famílias remanescentes de 2009 a 2020 para os programas habitacionais do município.

O vereador informa na proposição que esta demanda foi apresentada a ele por cidadãos que têm cadastros na Sehab há muito tempo e precisam de moradia digna para ficarem livres do aluguel, pois são pessoas de baixa renda.

Castilho relata ainda que, de acordo com a Sehab, existem cerca de 20 mil pessoas cadastradas aguardando pela casa própria, mas esse número precisa ser checado.

“Nossa sugestão é para que seja investido em uma atualização cadastral, através de chamamento público, a começar pelo ano de 2009, para que haja o conhecimento da real situação da demanda já existente e possibilite o direcionamento dos próximos programas habitacionais”, explicou o parlamentar.

Reforma de calçadas e corrimãos da PA-275
Por fim, Castilho solicitou na Indicação n° 131/2021 a reforma das calçadas e corrimãos da PA-275, compreendendo o perímetro da portaria da Vale até as proximidades do supermercado Hipersena.

“Em alguns pontos temos falhas na calçada, como bloquetes soltos e rachaduras. Existe também a necessidade de corrigir algumas falhas nos corrimãos e, em alguns lugares, estudar a possibilidade de implantar, como é o caso entre a entrada da Rua do Comércio até a frente do mercado municipal. Esta é uma obra de fundamental importância para melhoria da qualidade de vida e, especialmente, o bem estar de todos que ali utilizam”, argumentou.

Na matéria, Castilho relata que esse trecho da rodovia é bastante utilizado para prática de exercícios físicos, como caminhadas e corridas, por isso a necessidade de reforma urgente, para garantir segurança à população e mais qualidade de vida.

Aprovação
As três indicações de Luiz Castilho foram aprovadas por unanimidade e serão enviadas para análise e devidas providências do prefeito Darci Lermen e dos secretários municipais responsáveis.

Texto: Nayara Cristina / Revisão: Waldyr Silva / Foto: Felipe Borges / AscomLeg 2021