Saúde: Implantação de Centro de Reabilitação e vacinação de pets em domicílio são propostas por vereadoras
A preocupação com a implantação de um serviço de reabilitação no município, e a prevenção de zoonozes, por meio de vacinação em domicílio dos pets, foram alguns dos assuntos destacados durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Paraauapebas desta terça-feira (2).
Vacinação de pets
A vereadora Eliene Soares (MDB) apresentou a Indicação nº 175/2023 para que a prefeitura implemente serviço e canal de agendamento de vacinação em domicílio para pets.
“Um dos problemas por que passam os criadores é que muitos, já idosos, enfrentam dificuldade de locomoção para levar seus pets para vacinar regularmente. Outros têm enorme quantidade de animais em casa e não conseguem ajuntá-los e conduzi-los, sem contar os pets ariscos, de difícil captura para condução até os pontos de vacinação”, argumentou a vereadora.
“Proponho que o serviço seja feito por meio um canal de agendamento específico, pela internet e ou telefone, assim como já acontece em diversas cidades do país, nas quais o serviço é oferecido pelas unidades locais de vigilância sanitária e zoonoses”, destacou.
Eliene Soares - MDB
Centro de Reabilitação
Já a vereadora Raianny Rodrigues (Pros) apresentou a Indicação nº 172/2023, solicitando à prefeitura que interceda junto ao governador do Estado para a construção de um Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR) no município.
“A necessidade de atendimento médico e reabilitação é uma realidade em muitas famílias, e muitas vezes as mães de família precisam se deslocar para Belém, uma viagem de 12 horas, para conseguir o atendimento necessário”, destacou a vereadora.
Raianny Rodrigues - Pros
Texto – Nayara Cristina / Fotos: Elienai Araújo / Ascomleg 2023
Redes Sociais