Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Josivaldo da Farmácia propõe realização de exame que detecte trombofilia a toda mulher em idade fértil pelo SUS
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Josivaldo da Farmácia propõe realização de exame que detecte trombofilia a toda mulher em idade fértil pelo SUS

O vereador Josivaldo da Farmácia (PP) apresentou na sessão ordinária da semana passada o Projeto de Lei nº 177/2021, propondo que o governo municipal institua a realização de exame que detecte trombofilia a toda mulher em idade fértil pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

  • Publicado: Quinta, 23 de Dezembro de 2021, 17h06

Segundo explicou o parlamentar, trombofilia é uma predisposição para desenvolver trombose, causada por defeitos na coagulação do sangue que favorecem a formação de coágulos (trombos). A doença pode ser hereditária ou adquirida.

O oferecimento desses exames que detectam a trombofilia de forma gratuita, através do SUS, auxiliará no diagnóstico precoce, possibilitando a paciente a iniciar o tratamento para evitar a coagulação sanguínea, que por consequência impede a formação de coágulos, evitando que desenvolva a doença trombose.

O artigo 1º do projeto de lei assegura a todas as mulheres, entre 10 e 49 anos de idade, a realização dos exames que detectam trombofilia e que constam na tabela de procedimentos do SUS, em todos os estabelecimentos de saúde públicos ou privados credenciados.

O parágrafo 1º do artigo acima explica que será realizada uma detalhada anamnese logo na primeira consulta com o obstetra ou ginecologista, permitindo ao profissional conhecer o histórico familiar da paciente, principalmente em relação aos parentes de primeiro grau com diagnóstico de trombose ou gravidez com complicações e outros fatores hereditários.

Por sua vez, o artigo 3º da citada lei acrescenta que a Secretaria Municipal de Saúde poderá realizar campanhas sobre os riscos da trombofilia em mulheres que fazem uso de anticoncepcional e são portadoras do gene, além dos cuidados que a gestante precisa ter para a prevenção e o tratamento.

A matéria foi debatida em plenário, aprovada por unanimidade e encaminhada para ser sancionada pelo prefeito municipal.

Texto: Waldyr Silva / Fotos: Felipe Borges / AscomLeg2021

Fim do conteúdo da página