Aurélio Goiano solicita construção de complexo esportivo e de unidade básica de saúde

Publicado em Segunda, 18 de Outubro de 2021, 12h04 | Voltar à página anterior

Na sessão da Câmara Municipal de Parauapebas desta quarta-feira (13), o vereador Aurélio Goiano (PSD) apresentou duas proposições solicitando obras no Residencial Alto Bonito e no Residencial Wtorre.

Aurélio Goiano - PSD

Complexo esportivo
Por meio da Indicação nº 639/2021, Goiano solicitou a construção e implementação de um complexo esportivo no Residencial Alto Bonito.

A sugestão do vereador é para que o centro esportivo disponibilize piscina semiolímpica, quadra aberta e campos de futebol e futebol soçaite, ambos com tamanhos oficiais; ginásio esportivo para treinamentos e competições; salas para aulas de artes marciais, jogos de mesa, ballet e danças.

Para Goiano, o complexo esportivo é uma opção para incentivar crianças e adolescentes a praticar atividades físicas ou aprender algum esporte, dando a oportunidade de usufruir espaço adequado, que muitas vezes é de difícil acesso para pessoas de baixa renda, seja por motivos de não haver um centro perto de suas casas, ou por não possuírem renda suficiente para que possa pagar.

“O pedido da construção de um centro esportivo visa contemplar crianças e adolescentes, proporcionando oportunidades para a prática de esportes, entretenimento e, em alguns casos, até mesmo o início de uma carreira profissional no esporte. Tendo em vista que o esporte possui suas benesses quando praticado logo na infância, sendo capaz de prevenir muitos adoecimentos futuros, além de melhorar o desenvolvimento físico”, argumentou o parlamentar.

Unidade de saúde
Já na Indicação nº 640/2021, Aurélio Goiano solicitou a construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) no Residencial Wtorre/Apoena.

Na proposição, o vereador ressalta que as UBSs prestam assistência essencial, contribuindo para que não haja necessidade de encaminhamentos para hospitais e emergências, evitando a superlotação com casos considerados de baixo risco.

“É direito fundamental de todo cidadão, ainda que sejam escassos os investimentos, terem acesso a atendimento médico. Há casos em que moradores necessitam sair de seu bairro para buscar atendimento em UBSs mais próximas. Com objetivo de facilitar sua locomoção e tornar o atendimento mais acessível, se faz necessário o presente pedido”, justificou.

Aprovação
As duas indicações de Aurélio Goiano foram aprovadas e encaminhadas para análise do prefeito Darci Lermen e dos secretários municipais de Obras, Wanterlor Bandeira; de Esporte e Lazer, Leandro Gambeta; e de Saúde, Gilberto Laranjeiras.

Texto: Nayara Cristina / Revisão: Waldyr Silva / Fotos: Felipe Borges / AscomLeg2021