Zé do Bode solicita melhorias na infraestrutura urbana e cobra transparência do Poder Executivo
Cinco proposições foram apresentadas pelo vereador Zé do Bode (União) na sessão ordinária da Câmara Municipal de Parauapebas desta terça-feira (13), sendo duas indicações e três requerimentos. Nas matérias, o parlamentar solicitou melhorias na infraestrutura urbana, transparência na gestão pública e atenção à qualidade dos serviços oferecidos à população.
Zé do Bode (União)
Infraestrutura
Por meio da Indicação nº 290/2025, Zé do Bode pediu a realização urgente de serviços de reparos e infraestrutura nos bairros Vale do Sol, Residencial Ipê, Tropical e Ipiranga. A proposição busca atender às demandas dos moradores dessas regiões, que necessitam de intervenções em diversas áreas para melhorar a qualidade de vida.
Segundo o vereador, no caso do Vale do Sol, há um poço artesiano que nunca entrou em funcionamento e hoje encontra-se abandonado. Além disso, as praças e espaços públicos estão deteriorados pelo tempo, sem manutenção, limpeza ou ações de revitalização. Da mesma forma, os bairros Residencial Ipê, Tropical e Ipiranga enfrentam diversos problemas estruturais, como ruas esburacadas, ausência de iluminação pública eficiente, bueiros entupidos, falta de áreas de lazer adequadas e ausência de ações que garantam condições dignas de mobilidade e convivência para os moradores.
“É fundamental que o Poder Executivo volte seus olhos para essas comunidades que há tempos aguardam por melhorias, sendo dever do município garantir infraestrutura adequada, segurança, acessibilidade e qualidade de vida para todos os cidadãos’, enfatizou.
Identificação de veículos oficiais
Já na Indicação nº 291/2025, Zé do Bode requisitou que todos os veículos a serviço do poder público, sejam eles locados ou próprios, possuam identificação clara do órgão, entidade, fundação ou autarquia que os estejam utilizando.
De acordo com o parlamentar, a mesma solicitação foi feita pelo prefeito Aurélio Goiano (Avante), em 2021, quando este era vereador. Entretanto, até o momento, nenhuma providência foi adotada no sentido de realizar a identificação dos veículos oficiais.
O objetivo da medida é “tentar coibir o uso de veículos, fora do horario de trabalho, trazendo assim mais transparência no uso dos recursos públicos”, justificou.
Complexo VS-10
No Requerimento nº 107/2025, Zé do Bode cobrou informações sobre o planejamento estratégico de ações de infraestrutura voltadas para todos os bairros que compõem o Complexo VS-10.
“Requeiro informações sobre os projetos já planejados ou em execução para os bairros do Complexo VS-10, com cronograma de implantação; previsão orçamentária destinada a essas obras; e estudos técnicos realizados pela prefeitura para priorizar as intervenções necessárias”, elencou.
Cardápio da alimentação hospitalar
Em seguida, Zé do Bode apresentou o Requerimento nº 108/2025, no qual requisitou informações detalhadas sobre o cardápio da alimentação hospitalar servida aos pacientes internados no Hospital Geral de Parauapebas (HGP).
Segundo o vereador, a cobrança foi motivada por denúncia feita por uma moradora de Parauapebas nas redes sociais, relatando a baixa qualidade da alimentação servida na unidade de saúde. No vídeo divulgado, a mãe de uma criança de 2 anos, internada no HGP, mostra uma refeição visivelmente inadequada para consumo, com arroz endurecido.
“A situação levanta sérias preocupações quanto à segurança alimentar e à dignidade no atendimento aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Diante da gravidade da denúncia, é dever desta Casa Legislativa apurar os fatos e buscar esclarecimentos para garantir o respeito aos direitos dos pacientes internados e a adequada aplicação dos recursos públicos”, ressaltou.
Operação Buraco Zero
Por fim, Zé do Bode cobrou no Requerimento nº 109/2025 informações sobre as providências que estão sendo tomadas em relação às empresas responsáveis pelo asfalto executado na “Operação Buraco Zero”, devido à sua baixa qualidade constatada no município.
“Possivelmente por falta de fiscalização adequada na empresa contratada para execução da obra, em um curto espaço de tempo, é visível notar a baixa qualidade na execução, com casos de até quinze dias, os buracos voltarem a existir”, relatou.
Em visitas, o vereador constatou problemas na qualidade do asfalto no Bairro Cidade Jardim, nas avenidas U, próximo a Escola Marcelo Rime; dos Buritis, próximo ao Estande da Buriti); F, nos arredores da Escola Terezinha de Jesus; D, próximo a creche Ruth Rocha; e D, próximo a Ipê. Além destas, a Rodovia Faruk Salmen, em frente a fazenda Nelore Quality também está esburacada.
As proposições foram todas aprovadas. As duas indicações foram enviadas para o prefeito e secretários responsáveis, com o intuito de que atendam as solicitações. Já os três requerimentos, foram encaminhados, para que o Executivo Municipal apresente as informações requeridas.
Texto: Nayara Cristina / Foto: Renato Resende / AscomLeg 2025