Graciele Brito e Laecio da ACT propõem incentivos para realização de feiras de negócios
A Câmara Municipal de Parauapebas aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira (22), a Indicação nº 221/2025, de autoria dos vereadores Graciele Brito (União) e Laecio da ACT (PDT), que propõe ao Poder Executivo Municipal a criação de políticas públicas e a destinação de suporte técnico e financeiro para o incentivo e a realização de feiras de negócios no município.
Graciele Brito (União)
Os parlamentares argumentam na indicação que as feiras de negócios e exposições são plataformas essenciais para que micro e pequenos empreendedores, bem como empresas de médio e grande porte, apresentem seus produtos e serviços ao mercado, ampliem sua rede de contatos e atraiam potenciais investidores.
“A proposição tem como objetivo fortalecer a economia local e regional, promovendo eventos que estimulem a troca de conhecimentos, a comercialização de produtos e serviços, o empreendedorismo e a inovação”, relataram.
Graciele e Laecio destacaram a importância de incluir esse tipo de iniciativa no calendário municipal e de atrair investidores para a região, com o objetivo principal de valorizar os investidores locais. Eles citaram exemplos de feiras de negócios de sucesso no Brasil, como a Feira do Empreendedor (Sebrae), promovida em diversos estados; a Agrishow, uma das maiores feiras de tecnologia agrícola do mundo, realizada em Ribeirão Preto (SP); a Febratex, focada na indústria têxtil, que ocorre em Santa Catarina; e a FIETec, voltada para promoção de negócios nas áreas de tecnologia, engenharia e mineração em Parauapebas.
Laecio da ACT (PDT)
“Esses eventos demonstram como as feiras de negócios podem ser ferramentas poderosas para o desenvolvimento econômico e social. Apoiar feiras de negócios e exposições é, portanto, uma estratégia eficiente para o desenvolvimento sustentável, promovendo inclusão econômica e social para a comunidade local”, enfatizaram.
A Indicação nº 221/2025 foi aprovada e encaminhada para o prefeito Aurélio Goiano, com cópia para a Secretaria Municipal de Desenvolvimento (Seden).
Texto: Nayara Cristina / Foto: Renato Resende / AscomLeg 2025