Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Graciele Brito propõe Carreta da Mulher na zona rural e programa de capacitação para microempreendedores

A vereadora Graciele Brito (União) apresentou duas indicações na sessão ordinária da Câmara Municipal de Parauapebas, que objetivam levar serviços de saúde para as mulheres e capacitação para microempreendedores individuais (MEIs) de forma itinerante.

  • Publicado: Terça, 22 de Abril de 2025, 10h24

Graciele Brito (União)

Carreta da Mulher
Na Indicação nº 189/2025, Graciele Brito solicitou ao Poder Executivo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), a oferta de serviços da Carreta da Mulher de forma itinerante e periódica na zona rural de Parauapebas.

A vereadora argumentou na justificativa da proposição que a distância da zona rural para a sede do município, a falta de transporte público e as condições precárias de algumas vias tornam o deslocamento para atendimentos médicos e exames especializados quase inviável, principalmente para as mulheres. Além disso, a jornada de trabalho extensa, comum na zona rural, dificulta ainda mais o comparecimento às unidades de saúde distantes, levando à negligência de consultas e exames de rotina importantes para a prevenção de doenças, como consultas ginecológicas, exames papanicolau, mamografia e atendimento odontológico.

“A Carreta da Mulher já demonstrou sua eficácia e relevância em diversas ações no município e pode cumprir um papel fundamental como extensão itinerante dos serviços de saúde, com estrutura adequada para atendimentos clínicos, ginecológicos, odontológicos e realização de exames”, destacou.

A sugestão da parlamentar é para que as ações itinerantes sejam realizadas em regiões como Palmares Sul, Palmares II, Vila Sansão, Cedere I, Taboqueiras e Vila Paulo Fonteles. “Dessa forma, solicitamos que se estabeleça um cronograma de atendimento da Carreta da Mulher voltado exclusivamente às comunidades da zona rural, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e da saúde das mulheres do campo”, concluiu.

Capacita MEI Itinerante
Já na Indicação nº 190/2025, Graciele Brito sugeriu ao Poder Executivo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento (SEDEN), a criação e implantação do “Programa Itinerante Capacita MEI Parauapebas”, com a oferta gratuita de cursos de curta duração, direcionados aos Microempreendedores Individuais (MEIs) em diversos territórios urbanos e rurais do município.

O objetivo da proposição, de acordo com a vereadora, é levar qualificação profissional diretamente aos MEIs, poupando-lhes tempo e facilitando o aprimoramento de seus trabalhos e produtos. Ela informou que Parauapebas possui mais de 22 mil MEIs ativos e ressaltou a importância de oferecer capacitação a eles.

“É importante que a Seden ofereça noções de gestão financeira e fluxo de caixa, marketing digital para pequenos negócios, embalagens e vendas, atendimento ao cliente, formalização e obrigações fiscais do MEI, entre outras, e sempre cursos adequados à atividade já existente em cada região”, destacou.

A vereadora sugeriu ainda a realização de parcerias com o Sebrae, Senai, Senac e outras entidades do Sistema S que já atuam no município. Graciele Brito enfatizou que “o fortalecimento dos MEIs é um caminho estratégico para maior geração de renda, e promoção do desenvolvimento econômico com inclusão social”.

As duas indicações foram aprovadas em plenário na terça-feira (15) e enviadas para análise e possível implementação por parte do Poder Executivo Municipal.

Texto: Nayara Cristina / Foto: Renato Resende / AscomLeg 2025

 

Fim do conteúdo da página