Reforma de praça, reativação de posto da Guarda Municipal e implantação de unidade da Receita Federal são requeridas por Sadisvan Pereira
Durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Parauapebas, realizada nesta terça-feira (15), foram aprovadas três proposições de autoria do vereador Sadisvan Pereira (PRD), sendo uma delas em conjunto com Leandro do Chiquito (SD). As propostas abordam demandas nas áreas de infraestrutura urbana, segurança pública e acesso a serviços federais.
Sadisvan Pereira (PRD)
Reforma da Praça do Alvorá
Por meio da Indicação nº 183/2025, Sadisvan Pereira e Leandro do Chiquito solicitaram ao Executivo Municipal a reforma da Praça do Alvorá, localizada na Avenida Ana Karina. O objetivo é revitalizar o espaço público, tornando-o mais atrativo, seguro e funcional para a população.
“A praça é um importante ponto de lazer, prática de atividades físicas e convivência social, mas atualmente encontra-se em condições que exigem melhorias. A revitalização vai promover o bem-estar físico e psicológico dos moradores, fortalecendo os laços comunitários”, justificaram os parlamentares.
Os vereadores argumentaram ainda que a proposta visa não apenas a preservação do espaço, mas também a valorização urbana, com impacto positivo no cotidiano de quem vive ou frequenta a região.
Posto da Guarda Municipal
Ainda referente à Praça do Alvorá, Sadisvan Pereira apresentou o Requerimento nº 71/2025, no qual solicitou ao Executivo informações sobre a reativação do posto da Guarda Municipal que existe no local. O parlamentar ressaltou que há infraestrutura fixa no local, mas atualmente encontra-se desativada, o que aumenta a sensação de insegurança na população.
“A Praça do Alvorá é bastante frequentada pela população local e bairros vizinhos, o que torna a presença da Guarda Municipal essencial para a segurança e o bem-estar da comunidade”, destacou Sadisvan.
No requerimento, o vereador cobrou esclarecimentos sobre a previsão de reabertura do posto e possíveis obstáculos que estejam impedindo sua reativação. Sadisvan Pereira ressaltou ainda que o pedido reforça a Indicação nº 53/2025, também de sua autoria, que propôs a implantação de bases fixas e móveis da Guarda Municipal nas divisas dos bairros para ampliar a cobertura da segurança pública.
Receita Federal e Polícia Federal
Já na Indicação nº 184/2025, Sadisvan Pereira propõe a criação de um local próprio para atendimento da Receita Federal em Parauapebas, bem como a celebração de convênio com a Polícia Federal para viabilizar a instalação de um posto de atendimento conjunto no município, de forma eficiente e acessível à população.
Na justificativa do pedido, o parlamentar relatou que a ausência desses serviços em Parauapebas obriga a população a se deslocar cerca de 170 km até Marabá, cidade mais próxima que conta com unidades da Polícia Federal e da Receita Federal.
A distância de ida e volta e a necessidade de agendamento prévio geram custos adicionais para a população, comprometendo o acesso a serviços como emissão de passaportes, controle de produtos químicos e registro de armas. Para o vereador, o crescimento populacional de Parauapebas, que possui mais de 300 mil habitantes, e o desenvolvimento da região aumentam a demanda por tais serviços, justificando a criação de um convênio para melhor atender a população.
“A criação de um convênio entre Parauapebas, a Polícia Federal e a Receita Federal viabilizaria a instalação de um posto de atendimento unificado dos serviços federais no mesmo local ou prédio, promovendo maior comodidade, agilidade e eficiência no acesso aos serviços, como exemplo já feito pelo município, o convênio com a Receita Federal melhorou o acesso da população aos serviços, retirando a necessidade do deslocamento até Marabá”, argumentou.
As três proposições de Sadisvan Pereira foram aprovadas e encaminhadas para apreciação do Poder Executivo Municipal.
Texto: Nayara Cristina / Foto: Renato Resende / AscomLeg 2025