Leandro do Chiquito propõe capacitação em primeiros socorros para profissionais da educação em Parauapebas
A Câmara Municipal de Parauapebas (CMP) aprovou a Indicação nº 141/2025, de autoria do vereador Leandro do Chiquito (SD), que solicita ao Poder Executivo a realização de cursos de capacitação em primeiros socorros para os profissionais da educação, com ênfase nos assistentes pedagógicos.
Leandro do Chiquito (SD)
De acordo com o parlamentar, o objetivo da medida é garantir a segurança e o bem-estar dos alunos em situações de emergência, capacitando os profissionais da educação para agir de forma rápida e eficaz em casos de acidentes, mal súbitos ou outras situações que demandem intervenção imediata.
“Em situações de emergência, a rapidez e a eficácia no atendimento podem fazer a diferença entre salvar uma vida ou não”, enfatizou.
No entendimento de Chiquito, os assistentes pedagógicos, por estarem diretamente envolvidos no cotidiano escolar, são frequentemente os primeiros a identificar e responder a incidentes, sendo essencial que estejam preparados para agir corretamente.
“A capacitação em primeiros socorros contribui para a criação de um ambiente escolar mais seguro e confiante, onde todos os profissionais estão aptos a prestar assistência adequada. Isso não só protege os alunos, mas também fortalece a confiança dos pais e responsáveis na instituição de ensino", concluiu.
A Indicação nº 141/2025 foi aprovada na sessão ordinária realizada na terça-feira (25) e, logo depois, encaminhada para análise do prefeito Aurélio Goiano (Avante), com cópia para a Secretaria Municipal de Educação.
Texto: Nayara Cristina / Foto: Renato Resende / AscomLeg 2025