Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Vereador Sargento Nogueira propõe melhorias no CEUP e reativação do CRAS Rio Verde

O vereador Sargento Nogueira (Avante) apresentou duas indicações na sessão ordinária da Câmara Municipal de Parauapebas (CMP), nas quais solicitou melhorias em duas importantes instituições da cidade: o Centro Universitário de Parauapebas (CEUP) e o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Rio Verde.

  • Publicado: Terça, 01 de Abril de 2025, 11h15

Sargento Nogueira (Avante)

CEUP
Na Indicação nº 132/2025, o parlamentar pediu ao Poder Executivo Municipal a realização de reforma e melhorias na infraestrutura do CEUP, que está localizado na Rua A, no Bairro Cidade Nova.

Na proposição, Nogueira enfatizou que o Centro Universitário de Parauapebas é uma instituição fundamental para a formação acadêmica e profissional dos jovens e adultos, que contribui significativamente para o desenvolvimento educacional e econômico da região. No entanto, em visitas recentes ao local, constatou problemas estruturais que comprometem a qualidade do ensino e a segurança dos alunos, professores e servidores.

“Investir na melhoria do CEUP significa valorizar a formação dos cidadãos e garantir um futuro melhor para Parauapebas, diante das principais demandas identificadas destacamos a necessidade de melhorias na infraestrutura física, revisão da acessibilidade, requalificação das áreas externas, atualização e modernização da rede elétrica e hidráulica”, relatou.

CRAS
Já na Indicação nº 133/2025, Sargento Nogueira propôs a reativação, reforma e readequação do prédio próprio da Prefeitura que abrigava o CRAS Rio Verde, que atualmente funciona em prédio alugado.

De acordo com o vereador, o prédio público onde a unidade deveria estar em funcionamento, localizado na Rua 10 de Maio, no Bairro Rio Verde, “encontra-se desativado e em estado de deterioração, comprometendo o atendimento à população e representando o subaproveitamento de um patrimônio público municipal”.

Nogueira acredita que a recuperação da estrutura garantirá mais segurança, acessibilidade e funcionalidade ao CRAS. “A reativação do prédio próprio, mediante reforma e readequações necessárias, proporcionará não apenas economia aos cofres públicos, mas também melhores condições de trabalho para os servidores e um atendimento mais digno e humanizado aos usuários”, argumentou.

Por fim, o parlamentar destacou a importância do CRAS para a população em situação de vulnerabilidade social. "É uma unidade essencial para a execução da Política de Assistência Social no município, que oferece serviços de proteção social básica, acompanhamento de famílias em situação de vulnerabilidade e articulação de programas e benefícios socioassistenciais", concluiu.

Encaminhamento
As duas indicações foram aprovadas na sessão ordinária realizada na terça-feira (25) e, logo depois, encaminhadas para análise e as devidas providências do Poder Executivo Municipal.

Texto: Nayara Cristina / Foto: Renato Resende / AscomLeg 2025

 

Fim do conteúdo da página