Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Léo Márcio indica perfuração de poços artesianos no Hospital Municipal de Parauapebas
Início do conteúdo da página

Léo Márcio indica perfuração de poços artesianos no Hospital Municipal de Parauapebas

Na sessão ordinária desta terça-feira (6), foi aprovada a Indicação nº 660/2026, de autoria do vereador Léo Márcio (SD), que solicita ao Poder Executivo Municipal a perfuração de poços artesianos nas dependências do Hospital Municipal de Parauapebas (HMP).

  • Publicado: Sexta, 09 de Outubro de 2026, 16h48

Léo Márcio (SD)

A medida tem como objetivo garantir o fornecimento contínuo de água e melhores condições de atendimento aos pacientes e profissionais de saúde.  

 

A proposta surgiu após o parlamentar receber um comentário por meio de sua rede social (Instagram) relatando problemas no abastecimento de água na unidade de saúde. Sensibilizada com a situação, a equipe do gabinete realizou uma visita presencial ao hospital para verificar de perto a realidade local.  

 

Durante a vistoria, constatou-se que o HMP conta com uma boa estrutura de reservatórios e caixas-d'água abastecidos pela rede pública (concessionária). No entanto, devido ao elevado consumo diário da unidade, eventuais interrupções no fornecimento de água da rua geram momentos de escassez.  

 

Diante da situação, o parlamentar acredita que a perfuração de poços artesianos criará uma alternativa para abastecer os reservatórios do hospital, reduzindo a dependência exclusiva da rede pública.  

 

A estrutura visa evitar o comprometimento de atividades essenciais, como o consumo de água, banho de pacientes, higienização de ambientes e limpeza de equipamentos.  

 

Além disso, a iniciativa busca assegurar melhores condições de higiene e segurança para pacientes, acompanhantes e servidores, fortalecendo a humanização do atendimento hospitalar.  

 

"Por fim, entendemos que garantir o fornecimento contínuo de água no Hospital Municipal é uma questão de saúde pública e de respeito à dignidade humana. Nenhum paciente deve enfrentar dificuldades para realizar sua higiene pessoal ou receber atendimento adequado em razão da falta de água. Por isso, solicitamos ao Poder Executivo Municipal que adote as providências necessárias para viabilizar a implantação dos poços artesianos, assegurando maior segurança no abastecimento e um atendimento mais digno e humanizado à nossa população", argumentou Léo Márcio.

 

A Indicação nº 660/2026 será encaminhada para análise do prefeito Aurélio Goiano.

 

Texto: Nayara Cristina / Foto: Paula Gastão/ AscomLeg 2026

 

Fim do conteúdo da página