Página inicial > Notícias > Pavimentação, saneamento, sinalização e obras de saúde, educação e lazer são propostas por vereadores

Os vereadores de Parauapebas solicitaram ações de melhoria nas áreas de infraestrutura, trânsito, educação, saúde e lazer durante a sessão ordinária da Câmara Municipal desta terça-feira (21). As indicações foram aprovadas e serão encaminhadas para o Poder Executivo.

• Publicado: Terça, 28 de Novembro de 2023, 08h34

Pavimentação
Por meio da Indicação nº 501/2023, o vereador Josemir Silva (Pros) pediu a pavimentação asfáltica, com meio fio e drenagem no Bairro São Lucas I. Segundo o parlamentar, a localidade “é uma área residencial bastante populosa, onde muitos moradores enfrentam diariamente problemas causados pela falta de pavimentação adequada”. “Os principais problemas enfrentados são lama e poeira excessivas, além de dificuldades de acesso aos imóveis durante o período chuvoso”, destacou.

O vereador ainda apresentou a Indicação nº 502/2023, solicitando a repavimentação asfáltica, com meio fio e drenagem no Bairro Amazonas. “A repavimentação trará diversos benefícios para os moradores, como melhorias na qualidade de vida, valorização dos imóveis, redução da incidência de doenças respiratórias causadas pela poeira, facilidade de locomoção e acesso aos serviços públicos”, justificou.

Saneamento
A Indicação nº 507/2023, proposta por Leandro do Chiquito (Pros), requisitou a regularização do abastecimento de água, revitalização asfáltica e recuperação da rede de esgoto da Rua Graça Aranha, no Bairro Caetanópolis.

Segundo o vereador, a localidade “sofre com a precariedade no fornecimento de água”. “A população depende de abastecimento por caminhão pipa, bem como a falta de rede de esgoto que reflete significativamente na saúde e bem-estar”.

Sinalização e Unidade de Saúde
Já a Indicação nº 503/2023, apresentada por Israel Miquinha (PT), propôs a manutenção das sinalizações verticais e horizontais das vias públicas de Parauapebas. Segundo o vereador, “nas principais vias da cidade, observa-se a existência de lombadas que carecem de sinalização adequada”. “A ausência dessas sinalizações pode resultar em situações de risco para condutores e pedestres, comprometendo a segurança no trânsito”, disse.

Miquinha ainda apontou que placas antigas não atendem aos requisitos de retrorrefletividade exigidos por lei, conforme estabelecido no Código de Trânsito Brasileiro. “A retrorrefletividade é vital, especialmente à noite, para garantir a visibilidade das sinalizações. Propomos também uma avaliação e possível padronização das sinalizações verticais, assegurando uniformidade e coerência”, completou.

O vereador também foi autor da Indicação nº 504/2023, que pediu a reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde da Palmares Sul. “A estrutura física atual mostra-se inadequada para atender à crescente demanda populacional, estimada em aproximadamente 3 mil pacientes por mês”, ressaltou.

Reforma de praça
O vereador Anderson Moratório (PDT) solicitou, por meio da Indicação nº 505/2023, que seja realizada a reforma da praça do Bairro Casas Populares I. O vereador destacou ter recebido relatos dos moradores de problemas nos alambrados das quadras, traves quebradas e enferrujadas, além da necessidade de manutenção da quadra sintética, quadra de areia, aparelhos da academia, parquinho, pintura e revisão geral da parte elétrica com troca de postes e lâmpadas queimadas.

“A medida se faz necessária uma vez que a reforma bem como a devida manutenção é de fundamental importância para a comunidade, causando riscos à saúde dos usuários e principalmente das crianças que praticam esportes no local”.

Escola Técnica
Por fim, o vereador Léo Márcio (Pros) apresentou o Requerimento nº 55/2023, no qual pediu que a Mesa Diretora da Casa solicite ao governo do Estado a construção de uma Escola Técnica Profissionalizante do Pará (EETEPA).

O vereador destacou que o Governo do Pará já autorizou e iniciou a obra de construção de uma Unidade na cidade vizinha de Canaã dos Carajás. “A infraestrutura visa a qualificação da mão de obra jovem, com fins de inserir os munícipes no mercado de trabalho”, concluiu.

Texto: Nayara Cristina / Foto: Elienai Araújo / AscomLeg 2023