Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Vereador Rafael Ribeiro pede implantação de um Núcleo Municipal de Assistência Jurídica Gratuita
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Vereador Rafael Ribeiro pede implantação de um Núcleo Municipal de Assistência Jurídica Gratuita

O acesso à justiça é um direito social fundamental que deve estar ao alcance de todo cidadão, pois é em torno desse direito que estão todas as demais garantias destinadas à promoção da efetiva tutela dos direitos fundamentais. 

  • Publicado: Sexta, 30 de Abril de 2021, 09h07

Para garantir esse direito aos moradores de Parauapebas, o vereador Rafael Ribeiro (MDB) pediu ao Poder Executivo que realize um estudo de viabilidade técnica, com o intuito de implantar um Núcleo de Assistência Jurídica Gratuita na cidade, visando o atendimento de famílias de baixa renda. 

A solicitação foi apresentada ao plenário na sessão ordinária de terça-feira (27) por meio da Indicação nº 242/2021. Para concretização do pedido, Rafael Ribeiro propôs a realização de parcerias entre a prefeitura e as instituições de ensino superior do município, o que vai garantir também estágio para os alunos do curso de Direito.  

A Constituição Federal elenca diversos mecanismos para proporcionar a acessibilidade ao Judiciário, tais como Defensoria Pública, nomeação de advogado dativo e a assistência judiciária pública, este último objeto do pedido do vereador. 

Vereador Rafael Ribeiro

Para o parlamentar, diversos pontos se tornam barreiras para parte da população ter acesso ao Judiciário. “Questões de ordem econômica, social, cultural, psicológica, legal e até a lentidão do Judiciário podem ser um entrave. Porém, temos que buscar minimizar ao máximo possível os efeitos destas barreiras, ofertando caminhos mais simples e rápidos para que a população carente possa ter acesso à justiça, pois sem assistência jurídica gratuita disponibilizada aos hipossuficientes não haveria condições de aplicação imparcial e equânime de justiça”, concluiu Rafael Ribeiro. 

Calçadas padronizadas

Ainda na ocasião, o vereador pediu ao Poder Executivo a construção de calçadas padronizadas em toda extensão da Avenida JK, no Bairro Rio Verde. 

Na Indicação nº 254/2021, Rafael revelou que o objetivo da solicitação é garantir mais segurança e acessibilidade aos pedestres que transitam pela Av. Juscelino Kubitscheck (JK), porque a via é de extrema importância para a cidade, tendo em vista o grande número de comércios na localidade e o constante tráfego de pessoas, o que faz ser extremamente necessário o calçamento padronizado em toda sua extensão, garantindo acessibilidade, segurança e bem-estar para todos que transitam pela referida avenida.  

Após a apresentação das proposições, as matérias foram colocadas para votação. Compreendendo a importância dos pedidos para a comunidade de Parauapebas, os vereadores aprovaram em unanimidade as indicações, que serão enviadas à administração municipal para análise e possível implementação.

Texto: Josiane Quintino / Revisão: Waldyr Silva / Foto: Felipe Borges (AscomLeg 2021) 

Fim do conteúdo da página