Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Câmara concede Título de Cidadão Honorário a quatro personalidades de Parauapebas

Com a intenção de privilegiar aqueles que contribuem social e economicamente com o Município, prestando relevantes serviços à comunidade, o Parlamento Municipal aprovou, na sessão ordinária desta terça-feira (12), os Projetos de Decreto Legislativos nº 40, 41, 44 e 45/2024, homenageando Josias Pereira da Silva, Edinan Pereira Costa, Josiethe da Silva Costa e Manoel Santos Freitas.

  • Publicado: Quinta, 14 de Novembro de 2024, 11h40

Josias Pereira

Josias Pereira da Silva recebeu a homenagem por meio do Projeto de Decreto Legislativo nº 40/2024, de autoria da vereadora Eliene Soares (Solidariedade).

Vereadora Eliene Soares

Nascido em 1964, no município de Pastos Bons, no Estado do Maranhão, Josias Pereira da Silva mudou-se, ainda na juventude, para outro município, onde conheceu a doutrina pentecostal por meio da igreja Assembleia de Deus.

 

Casado com Elícia Alves, com quem tem dois filhos, Elinik e João Marcos, foi consagrado pastor em 1996 pela Convenção de Ministros Evangélicos das Assembleias de Deus do Maranhão (CEADEMA). Atualmente, é pastor presidente da Assembleia de Deus Missão CEADEMA em Parauapebas, onde chegou em 2019.

 

Pastor Josias é formado em Teologia e licenciado em História pela Universidade Estadual do Maranhão e é membro do Conselho Consultivo da Convenção CEADEMA. Seu ministério em Parauapebas tem sido marcado pela ampliação do trabalho evangelístico, expansão da infraestrutura eclesiástica e apoio social à comunidade.

 

Edinan Costa

No Projeto de Decreto Legislativo nº 41/2024, o vereador Israel Miquinha (PT) concedeu o Título de Cidadão Honorário a Edinan Pereira Costa.

Vereador Israel Miquinha

Edinan Costa estudou até os 15 anos no distrito de Buriti e, depois, em 1984 foi para Imperatriz, no Estado do Maranhão, onde estudou até o ensino médio. Aos 18 anos, já em 1988, começou a trabalhar na TV Nativa, onde ficou até 1995.

 

Logo cedo aprendeu a trabalhar como cinegrafista, pouco tempo depois era editor e, em seguida, diretor de imagens e coordenador de produção. De Imperatriz, seguiu para Parauapebas, a convite de uma amiga, Alcineia Gomes, que à época era repórter e apresentadora na TV Nativa.

 

Casado com Denize Heringer e pai de cinco filhos, Edinan construiu em Parauapebas uma carreira de destaque na área de audiovisual.

 

Em 2008, junto com Gilson Nunes, popularmente conhecido como Salgadinho, alugou uma pequena sala no centro de Parauapebas e começou a realizar pequenos serviços na área de produção de vídeo.

 

Em 2020, os dois empresários concluíram a construção do prédio próprio da HD Produções, com estúdios modernos e alta tecnologia em vídeo.

 

Josiethe da Silva

O vereador Zacarias Marques (MDB) homenageou Josiethe da Silva Costa por meio do Projeto de Decreto Legislativo nº 44/2024.

Vereador Zacarias Marques

Josiethe da Silva, conhecida como Josi Paixão, é mãe de dois filhos, natural de Parauapebas e atleta de alto rendimento.

 

Campeã estadual de ciclismo na modalidade MTB/XCO e ciclismo de estrada (speed), Josi também é bicampeã estadual da modalidade MTB/XCM e ainda é campeã estadual da modalidade “contra relógio”.

 

A atleta é a atual campeã estadual de atletismo nas modalidades de 100, 200 e 400 metros rasos. Representou a cidade de Parauapebas no ano de 2022, no Campeonato Internacional Pan-Americano de ciclismo, ficando na 10ª colocação. Ainda no ano de 2022, ficou na 4ª colocação no campeonato Brasil Rade. No ano de 2023, ficou na 4ª colocação no Campeonato Nacional Taça Brasil de Ciclismo.

 

Josi Paixão está no Ranking Nacional de Ciclismo, na 14ª colocação. No ano de 2024, foi indicada ao Troféu Rômulo Maiorana, que faz referência aos títulos conquistados no ano de 2023. A atleta ainda recebeu o título Camisa 13, de Belém, nas categorias de Melhor Atleta e Atleta Destaque da Temporada 2023.

 

Josi é multicampeã estadual e há 3 anos é campeã invicta de todas as provas intermunicipais, nos Estados do Pará, Maranhão, Tocantins, entre outros. É tricampeã da corrida São Sebastião de Parauapebas, bicampeã da subida Rainha das Montanhas da Serra dos Carajás e campeã do Duatlo de Revezamento da Vale, em Canaã dos Carajás, no ano de 2023.

 

Em 2024, Josiethe se consagrou como tricampeã estadual de XCM Maraton, ao vencer a segunda etapa do campeonato na cidade de Tailândia.

 

Manoel Santos

O Projeto de Decreto Legislativo nº 45/2024, também de autoria do vereador Zacarias Marques, concedeu o Título de Cidadão Honorário a Manoel Santos Freitas.

 

Ainda na década de 80, Manoel veio para esta área, que se tornaria a cidade de Parauapebas, e passou a tocar em festas que aconteciam nas boates que haviam à época.

 

Manelinho do Forró, como é carinhosamente conhecido, trabalhou ativamente nas campanhas pela emancipação do município de Parauapebas. Juntamente com Faisal Salmen visitou as áreas rurais da região buscando a conscientização das pessoas sobre a necessidade de desvinculação e independência do município de Marabá.

 

Manelinho do Forró tocava sanfona nas festas que realizavam nestas áreas e foi fazendo sua arte que testemunhou as mudanças que culminaram na cidade que conhecemos hoje. Recebeu do Governo do Estado do Pará o Diploma de Pioneiro por sua destacada participação na implantação e desenvolvimento do Projeto de Assentamento de Parauapebas, em 1989.

 

Atualmente, Manoel administra sua lanchonete no Bairro Betânia e continua participando de eventos, realizando shows, se apresentando com sua banda e tocando sua sanfona.

Texto: Josiane Quintino / Fotos: Elienai Araújo (AscomLeg)

Fim do conteúdo da página