Página inicial > Notícias > Melhorias em espaços públicos são propostas por parlamentares da CMP

Melhorias em espaços públicos são propostas por parlamentares da CMP

Melhorias em estruturas de saúde e de saneamento, além de reforma e manutenção de espaços públicos, foram solicitadas pelos vereadores de Parauapebas, durante a sessão ordinária desta terça-feira (5) da Câmara Municipal. Os documentos aprovados serão encaminhados ao Executivo para providências.

• Publicado: Quarta, 06 de Março de 2024, 16h54

População acompanhou a votação das matérias.

Reformas
Por meio da Indicação nº 38/2024, o vereador Josemir Silva (Pros) pediu a reforma e melhorias das unidades de Saúde dos bairros Cidade Nova e Novo Brasil, e da UPA do Bairro Cidade Jardim.

O parlamentar destacou que as melhorias vão garantir “que os usuários desses respectivos equipamentos possam realizar seus atendimentos nesses núcleos de saúde com mais conforto e qualidade”.

Josemir Silva - Pros

Já Israel Miquinha (PT) pediu na Indicação nº 41/2024 a reforma da Feira do Produtor de Parauapebas. Para o vereador, a infraestrutura do espaço enfrenta uma série de desafios que afetam tanto os trabalhadores quanto os clientes.

“A falta de exaustores e ventiladores contribui para um ambiente abafado e desconfortável, prejudicando a saúde e o bem estar”, relatou. “As condições dos banheiros, telhado e abatedouro de frango são mais urgentes, com vazamentos, infiltrações e espaços inadequados que comprometem a higiene e a segurança dos alimentos e dos trabalhadores”, completou.

Miquinha (PT)

Cemitério
Aurélio Goiano (PSD) apresentou a Indicação nº 43/2024, na qual requereu a manutenção do novo cemitério municipal. O vereador definiu a situação do local como “um completo desrespeito com a memória das pessoas que viveram aqui em nossa cidade e que agora estão no descanso eterno”.

“Recebi diversas reclamações de pessoas que precisaram sepultar seus familiares e encontraram um cenário de abandono. Não tem condições de achar que está tudo normal, que está tudo certo”, relatou.

Aurélio Goiano - PSD

Crematório animal
Zacarias Marques (PP) sugeriu, por meio da Indicação nº 44/2024, a implantação de um forno crematório animal no município. Para o parlamentar, a cremação do corpo do animal é a opção mais viável em razão dos aspectos ecológicos e sustentáveis.

“Lamentavelmente, é muito comum que as pessoas enterrem seus animais, muitas vezes nos quintais de suas residências, o que causa sérios danos ao meio ambiente e à saúde. Ao iniciar o processo de decomposição, o corpo do animal libera substâncias tóxicas capazes de contaminar o solo e o lençol freático, podendo causar doenças como tétano e hepatite”, ressaltou.

Zacarias Marques - PP

Estádio Rosenão
Por meio da Indicação nº 46/2024, Eliene Soares (MDB) pediu a colocação de tela de proteção no campo do Estádio Rosenão, a fim de proteger residências nos arredores do ultra lançamento de bolas.

A vereadora, que já apresentou outros pedidos do mesmo teor, destacou que populares da Rua Cora Coralina procuraram, mais uma vez, seu gabinete, e se dizem prejudicados, porque as bolas danificam telhados e atingem veículos. “Mas, entra ano, sai ano, e nada muda. Eles ameaçam acionar o Ministério Público contra a prefeitura caso providências não sejam tomadas”, pontuou.

Eliene Soares - MDB

Habitação
Eliene ainda apresentou a Indicação nº 47/2024, para que seja implementada a construção de banheiros nas habitações onde não haja esse compartimento domiciliar. A vereadora citou dados do IBGE, segundo os quais, em Parauapebas, há um total de 55 casas sem banheiro “cujos moradores precisam fazer suas necessidades ao relento”. “Outras 459 casas têm apenas um buraco para os dejetos, típico cenário de extremo subdesenvolvimento e de ausência de saneamento básico”.

Saneamento
Na mesma linha, a Indicação nº 53/2024, proposta por Anderson Moratorio (PDT), pediu para ao Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (Saaep), Prosap, Secretaria Municipal de Obras (Semob) e Secretaria Municipal de Urbanismo (Semurb) que promovam melhorias de saneamento básico no Bairro Vila Nova.

O vereador relatou que “foi procurado por populares do bairro, que reclamam da falta constante de água em suas residências, não conseguindo realizar as necessidades básicas”.

Anderson Moratorio - PDT

Texto – Nayara Cristina / Foto: Elienai Araújo / Ascomleg 2024