Página inicial > Notícias > Destaques > Plenário > Câmara aprova inclusão do ’Dia do Círculo de Oração’ no calendário oficial do município

Vereadora Joelma Leite requer regulamentação para coibir queimadas

Publicado em Quinta, 21 de Mai de 2020, 00h00 | Voltar à página anterior
Como mecanismo de salvaguardar a saúde dos moradores e o meio ambiente de Parauapebas, a vereadora Joelma Leite (PL) pediu ao Poder Executivo, na sessão ordinária desta terça-feira (19), que regulamente a prática de queimadas no município.

A proposta da legisladora foi apresentada ao plenário por meio da Indicação nº 136/2020 e tem o objetivo de proibir queimadas em vias públicas e no interior de imóveis públicos ou particulares da zona urbana do município.

Joelma anexou em seu pedido o anteprojeto de lei que define as diretrizes a serem adotadas pela administração municipal como meio de eliminar a prática de queimadas.

A proposta trazida pelo anteprojeto determina também que proprietários de lotes vagos sejam obrigados a mantê-los limpos, evitando a ocorrência de queimadas criminosas e a aglomeração de animais peçonhentos. Tal violação pode acarretar multa.

A vereadora já havia solicitado na Indicação nº 226/2018, aprovada na sessão ordinária de 9 de agosto de 2018, a imposição de legislação que coibisse as queimadas. Entretanto, não houve implementação do pedido.

Vereadora Joelma Leite realizando a leitura da proposição

Novamente, a vereadora requisitou do Executivo medidas que evitem as queimadas, comuns na cidade como meio de destruir resíduos sólidos. A vereadora ainda definiu as constantes queimadas como um problema de saúde pública.

“A transformação de detritos sólidos em substâncias gasosas e tóxicas acaba gerando intensa demanda em postos de saúde e hospitais municipais, atingindo, em sua maioria, crianças, idosos e pessoas com problemas respiratórios, já que a fumaça contém substâncias tóxicas, inclusive com ações cancerígenas”, ressaltou Joelma Leite.

Por fim, a vereadora destacou que a promoção de queimadas gira em torno de maior praticidade de seu uso para eliminar o lixo ou limpar terrenos, porém existem inúmeros meios capazes de resolver a situação sem prejudicar o meio ambiente e, consequentemente, a coletividade.

Compreendendo que a solicitação da vereadora Joelma irá melhorar a saúde pública no município, os vereadores aprovaram a indicação, que será enviada para análise e possível implementação do Executivo municipal.

Texto: Josiane Quintino / Revisão: Waldyr Silva / Foto; Kleyber de Souza (AscomLeg)