Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Josivaldo da Farmácia pede que prefeitura siga orientações para vacinação prioritária de trabalhadores da saúde
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Josivaldo da Farmácia pede que prefeitura siga orientações para vacinação prioritária de trabalhadores da saúde

A vacinação contra a covid-19 tem sido um dos principais objetivos do município de Parauapebas. O vereador Josivaldo da Farmácia (PP) tem acompanhado de perto o andamento das vacinações. Na manhã desta terça-feira (6), durante a sessão ordinária, ele solicitou ao Poder Executivo municipal que siga as orientações técnicas de vacinação do grupo prioritário “trabalhadores da saúde” da campanha nacional de vacinação contra a covid-19. 

  • Publicado: Segunda, 12 de Abril de 2021, 10h11

O pedido foi oficializado na Indicação nº 181/2021, onde o vereador explicou que a ordem de prioridade de vacinação dos trabalhadores da saúde, atualmente, no município de Parauapebas, segue o 1º Informe do Ministério da Saúde, de 18/01/2021, conforme a disponibilidade de doses.  

Vereador Josivaldo da Farmácia

Ocorre que, no mês de março de 2021, a coordenação geral do Programa Nacional de Imunizações (CGPNI), do Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis (DEIDT) da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde (MS), emitiu ofício às coordenações estaduais de imunizações, comunicando que houve complementação das orientações técnicas de vacinação do grupo prioritário “Trabalhadores da Saúde” da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19.  

“As novas orientações consideram trabalhadores da saúde a serem vacinados na campanha os indivíduos que trabalham em estabelecimentos públicos e privados de assistência, vigilância à saúde, regulação e gestão à saúde, ou seja, que atuam em estabelecimentos de serviços de saúde, como, por exemplo, clínicas odontológicas, farmácias, laboratórios, drogarias etc.”, destacou o vereador.  

É importante salientar que dentre esses trabalhadores estão os profissionais de saúde que são representados em 14 categorias, conforme a Resolução nº 287, de 8 de outubro de 1998, do Conselho Nacional de Saúde, como médicos, enfermeiros, odontólogos, farmacêuticos, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais da educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares. Sendo assim, considerando que a ordem de priorização de vacinação para covid-19 do município se encontra desatualizada, o vereador requisitou o cumprimento das orientações, conforme a Campanha Nacional de Vacinação. 

Concordando com o entendimento explanado por Josivaldo da Farmácia, os demais vereadores aprovaram a proposição. Com o parecer favorável do parlamento, a indicação será encaminhada ao Executivo, por meio do secretário municipal de Saúde, Gilberto Laranjeiras; à diretora da Atenção Básica de Saúde de Parauapebas, Seanne Rodrigues; e à diretora da Vigilância em Saúde do Município, Michele Ferreira, que deverão analisar a viabilidade de execução da solicitação aprovada.

Texto: Josiane Quintino / Revisão: Waldyr Silva / Foto: Felipe Borges (AscomLeg 2021)

Fim do conteúdo da página