Página inicial > Notícias > Vereador Ivanaldo Braz solicita retomada de obras de creches e posto de saúde

Vereador Ivanaldo Braz solicita retomada de obras de creches e posto de saúde

Imbuído do compromisso de proporcionar políticas públicas para a população de Parauapebas, o vereador Ivanaldo Braz (PDT), presidente da Mesa Diretora da Câmara, apresentou na sessão de terça-feira (2) duas indicações, uma delas solicitando do governo municipal convênio junto à União com o objetivo de retomar as obras para concluir a construção de creches deste município (nº 63/2021); e a outra pedindo ao governo municipal a retomada da construção da Unidade Básica de Saúde (USB) do Residencial Alto Bonito (nº 64/2021).

• Publicado: Sábado, 06 de Março de 2021, 10h57

Na justificativa da primeira indicação, o parlamentar relembra que em 2014 o governo federal, através do Fundo Nacional de Desenvolvimento Educacional (FNDE), deu início à construção de várias creches em Parauapebas, mas as obras foram suspensas, faltando algo em torno de 20% para serem concluídas.

Segundo o vereador, as creches fazem parte do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância).

Ivanaldo Braz garante que o município possui recursos financeiros para a conclusão das obras, pois é responsável por uma das maiores províncias minerais do mundo e recebe uma boa quantia de Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (Cfem).

Sobre a obra na área de saúde, o vereador explicou que existe a construção, em estado bem elevado, de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) na Rua Domingos Cardoso, que tem o objetivo de atender aos moradores do Residencial Alto Bonito e demais bairros vizinhos. A construção do posto de saúde se encontra parada há cerca de quatro anos.

“Enquanto isso, a população é obrigada a se deslocar para outras unidades, enfrentando grandes filas e causando maior transtorno no atendimento dos pacientes registrados nas unidades de saúde de outras áreas”, lamenta o legislador, destacando que as UBS que estão em funcionamento já possuem dificuldades para prestarem atendimento aos moradores dos seus respectivos bairros, uma vez que suas estruturas não suportam o alto fluxo de demanda devido ao crescimento populacional.

As duas indicações foram apresentadas em plenário e aprovadas por unanimidade e agora elas seguem para serem apreciadas pelo governo municipal.

Texto: Waldyr Silva / Revisão: Rangel Zäh / Fotos: Leunas Costa / AscomLeg2021