Página inicial > Notícias > José Coutinho propõe título de Cidadão Honorário a um dos articuladores da emancipação de Parauapebas

O vereador José Coutinho (MDB) apresentou na sessão da Câmara Municipal de terça-feira (8) o Projeto de Decreto Legislativo nº 36/2020, sugerindo a concessão do título de Cidadão Honorário ao senhor Donar Luiz Dalferth, conhecido popularmente por “Márcio Dalferth”, pelos relevantes serviços prestados para o desenvolvimento social, econômico e estrutural do município de Parauapebas.

• Publicado: Quarta, 09 de Dezembro de 2020, 19h57

De acordo com a justificativa do projeto, Márcio Dalferth possui uma larga folha de serviços prestados na região, entre estes a mobilização de emancipação político-administrativa de Parauapebas e outros municípios; e líder participante do Movimento de Emancipação Pró-Estado de Carajás na Comissão Zé Brandão, mobilizando o sul e sudeste do Pará com palestras, debates e mobilização em escolas, comércios, sindicatos, associações e entidades em geral.

Márcio Dalferth nasceu no Estado do Rio Grande do Sul em 18/10/1958, é filho de Elio Ivo Dalferth e de Hulda Dilkin Dalferth, casado com Delvanilia Ferreira Lima e pai de Lucas Bruno de Moura Dalferth.

Ele morou, estudou e trabalhou nas cidades de Corbélia, Cascavel e Curitiba, no Estado do Paraná, onde desenvolveu atividades voltadas à educação, cultura, segurança, locução em emissora de rádio, promoção de eventos, produção de filmes e participação com palestras em congressos e debates estudantis.

O homenageado chegou ao Estado do Pará no ano de 1980, desembarcando primeiramente na cidade de Nova Ipixuna, onde fundou a primeira associação comunitária de moradores e exerceu várias atividades em prol dos habitantes.

De Nova Ipixuna, Márcio Dalferth transferiu-se em 1982 para Marabá, de onde desenvolveu atividades como coordenação de campanhas políticas, garimpeiras (em Serra Pelada), pós-emancipatórias, comunitárias, jornalísticas (Jornal do Sul do Pará Negócios e Revista Paysagem), assessorias de prefeituras e de associações comerciais e industriais da região.

Márcio Dalferth mora em Parauapebas desde 2002, onde foi candidato a senador na coligação formada pelo PNM (sendo vice-presidente estadual) e PT, não sendo eleito. Foi gestor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (Saaep), presidente estadual do PSDC, amigo particular do principal criador do Estado de Tocantins, Siqueira Campos; e criador de várias associações regionais pró-Estado de Carajás.

Depois de ser apresentado em plenário, o projeto de decreto legislativo foi aprovado pelos demais vereadores. A entrega da honraria ao homenageado ocorrerá em sessão solene a ser marcada pelo vereador propositor junto à mesa diretora do Legislativo.

Texto: Waldyr Silva / Foto: Rodrigo Antunes