Página inicial > Notícias > Francisca Ciza requer implantação de laboratório de análises clínicas para atendimento à comunidade

Na sessão ordinária da última terça-feira (16), a vereadora Francisca Ciza (PP) apresentou a Indicação nº 164/2020, sugerindo ao prefeito municipal a implantação de um laboratório de análises clínicas exclusivo para atendimento à comunidade.

• Publicado: Quinta, 18 de Junho de 2020, 10h46

Conforme explicou a parlamentar, Parauapebas possui atualmente apenas um laboratório instalado no Hospital Municipal de Parauapebas (HMP), realizando diversos tipos de exames solicitados pelo Pronto Socorro do HMP, Hospital Geral de Parauapebas (HGP) e pelo próprio HMP.

Com a grande quantidade de exames, e ainda aqueles solicitados no atendimento ambulatorial, através das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), a demanda acaba sobrecarregando toda atividade do atual laboratório municipal.

“Por isso, a presente proposição se faz necessária, visando melhorar a saúde da população parauapebense, principalmente daqueles que não contam com recursos financeiros ou convênio com algum plano de saúde, tendo à disposição um laboratório de análises clínicas municipal, com capacidade para realizar vários exames nas diversas áreas, dando suporte para agilizar os agendamentos nas UBSs e demais setores que necessitam de exames laboratoriais de pacientes”, detalha Francisca Ciza.

Segundo ainda a legisladora, a proposta do laboratório exclusivo para o atendimento ambulatorial visa também diminuir o tempo de espera dos resultados e a disponibilidade de novos exames na rede municipal de saúde, pois “a rapidez no resultado e a ampliação do número de exames aperfeiçoarão os diagnósticos no momento da consulta”.

A Indicação nº 164/2020 foi aprovada por unanimidade pelos demais vereadores e seguirá para ser apreciada e executada pelo governo municipal.

Texto: Waldyr Silva / Fotos: Kleyber de Souza / Ascomleg