Página inicial > Notícias > Vereadora Joelma solicita implantação de programa para atender mulheres gestantes

A vereadora Joelma Leite (PL) apresentou na sessão desta terça-feira (16) a Indicação nº 167/2020, solicitando do governo municipal a implantação de programa de atenção às mulheres gestantes usuárias do Sistema Único de Saúde, a partir da confirmação da gravidez, abrangendo a atenção integral à gestação, parto e puerpério; estímulo à alfabetização das gestantes, proteção social, segurança alimentar e nutricional da mãe e da criança.

• Publicado: Terça, 16 de Junho de 2020, 17h19

A proposta tem como objetivo garantir às mulheres gestação de qualidade e período posterior ao parto; e às crianças o direito ao nascimento e desenvolvimento saudável e harmonioso, buscando reduzir a morbimortalidade materna e infantil, assim como estimular o fortalecimento dos vínculos afetivos entre mãe, filho e família.

“É importante salientar a necessidade do diagnóstico preciso dos indicadores de saúde materno-infantil do município, a identificação, detalhamento e análise de fatores, de diversas ordens, que incidam sobre a realidade que se deseja mudar”, destaca Joelma Leite.

A vereadora diz compreender a mortalidade materno-infantil como um problema multicausal que reflete às condições sociais da família, seu nível de escolaridade e renda e as reconhecidas dificuldades no acesso a serviços de saúde.

Dentre os diversos objetivos da indicação, destacam-se os seguintes: articular, formular, executar e monitorar ações que promovam a redução da morbimortalidade materna e infantil no município; qualificar a atenção integral e humanizada à mulher durante o ciclo gravídico-puerperal; qualificar a atenção integral e humanizada às crianças até o segundo ano de vida; fortalecer os comitês de investigação do óbito infantil e materno e os comitês de prevenção e redução da mortalidade infantil, entre outros.

Depois de ser apresentada em plenário, a indicação foi aprovada pelos demais vereadores e agora será encaminhada para ser avaliada pelo governo municipal.

Texto: Waldyr Silva / Fotos: Kleyber de Souza / Ascomleg