Página inicial > Notícias > Pioneiros serão homenageados com títulos de Cidadão Honorário e comendas do Mérito Milton Martins

Na sessão ordinária de terça-feira (2), os vereadores aprovaram quatro projetos de Decreto Legislativo para homenagear personalidades que marcaram a história de Parauapebas.
  • Publicado: Terça, 09 de Junho de 2020, 08h58

O primeiro Projeto de Decreto Legislativo (nº 30/2019) apresentado ao plenário foi proposto pelo vereador Luiz Castilho (Pros). Na proposição, o legislador agraciava o senhor João Luiz dos Santos com o Título de Cidadão Honorário. João reside no município desde 1982, quando o local era apenas um vilarejo. Além disto, João é servidor público há 30 anos e auxiliou na construção dos bairros da Paz e Cortinão, hoje Liberdade, e na abertura de estradas para a Colônia Paulo Fonteles e Vila Cedere II.

Vereador Luiz Castilho

Na ocasião, Luiz Castilho também agraciou o senhor Antônio Chagas da Costa por meio do Projeto de Decreto Legislativo nº 31/2019. Morador de Parauapebas desde 1984, Chagas, como é conhecido, construiu uma história de excelente prestação de trabalho no serviço público, em especial na Secretaria Municipal de Obras, no decorrer de seus 64 anos de idade.

Vereadora Eliene Soares

Por sua vez, a vereadora Eliene Soares (MDB) propôs a comenda municipal do Mérito Milton Martins, no Projeto de Decreto Legislativo nº 34/2019, ao senhor José Deuso Soares, que também é pioneiro no município, chegando à então Vila de Parauapebas em 1983. Trabalhou em diversos projetos desenvolvidos do município até fundar a JD Construções e prestar serviços de engenharia civil ao poder público municipal.

Vereador Ivanaldo Braz

Por sua vez, o vereador Ivanaldo Braz (PDT) escolheu o senhor Elvis Silva Cruz para receber o Título de Cidadão Honorário. Conhecido carinhosamente como "Zé do Bode", o apresentador de televisão foi homenageado por meio do Projeto de Decreto Legislativo nº 01/2020. Zé do Bode está à frente do grupo Ações do Bem, que tem o objetivo de conscientizar a população acerca do descarte correto do lixo. Zé do Bode ainda é radialista e desenvolve diversos projetos sociais para angariar recursos e ajudar as famílias de baixa renda do município.

Os projetos de Decreto Legislativo foram aprovados em unanimidade pelos vereadores. A solenidade oficial de celebração, com a presença dos homenageados, ainda não tem data definida, devido ao distanciamento social determinado em razão da prevenção à covid-19. Entretanto, apesar da limitação, os vereadores optaram por apresentar as proposições que concedem os títulos de Cidadão Honorário e a comenda do Mérito Milton Martins por acreditarem que aqueles que se dedicaram ao bem estar da comunidade de Parauapebas devem ser reconhecidos.

Texto: Josiane Quintino / Revisão: Waldyr Silva / Kleyber de Souza / Ascomleg