Página inicial > Notícias > Horácio Martins pede ação para amenizar impacto econômico, apoio pedagógico e água tratada

O vereador Horácio Martins (PDT) apresentou três indicações na sessão ordinária desta terça-feira (2), solicitando a criação de plano de ação para amenizar o impacto econômico causado ao micro e pequeno empreendedor pela pandemia do novo coronavírus (Indicação nº 149); implantação de aulas por plataforma de apoio pedagógico para alunos da rede municipal, através de convênio com emissoras de TV (Indicação nº 150); e fornecimento e distribuição de água no Morro Nova Esperança (Indicação nº 151).

• Publicado: Terça, 02 de Junho de 2020, 17h26

Plano de ação
Embora o parlamentar entenda que a classe de micro e pequenos empreendedores vem sendo atendida gradativamente pelo Banco do Povo, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento (Seden), e de outras medidas adotadas pelo Legislativo e Executivo, com relação aos tributos municipais, ele se diz preocupado com o atual cenário de caos econômico que o município vem enfrentando, por conta da pandemia do novo coronavírus (covid-19).

“É grande nossa preocupação em saber qual medida vem sendo tomada para que o comércio local seja fomentado a produzir e vender seus produtos, visando estimular o reaquecimento da economia do município. Por isso, é necessário se fazer um estudo de impacto econômico e ações municipais para minimizar seus efeitos, especialmente direcionadas aos comerciantes que estão proibidos de desempenhar suas atividades empresariais”, detalha Horácio Martins.

Apoio pedagógico
Com relação à sugestão para implantação de aulas online por plataforma de apoio pedagógico, o vereador justifica que o ano letivo dos estudantes tem levado muitos pais a procurarem ajuda, já que as escolas municipais estão fechadas desde março deste ano.

O legislador informa ainda que a prefeitura, seguindo deliberações estaduais, em consonância com as recomendações da Organização Mundial de Saúde e do Ministério da Saúde, suspendeu as atividades escolares em todo o município por tempo indeterminado, mas as escolas particulares estão disponibilizando, seja por e-mail ou aplicativos, conteúdos para que seus alunos estudem em casa, o que minimiza os prejuízos ao ano letivo.

Por isso, Horácio Martins solicita ao Poder Executivo que crie uma plataforma online de apoio pedagógico para não haver prejuízos aos alunos, como medida paliativa para reduzir e aliviar os efeitos provocados pela inviabilidade dos encontros em salas de aulas.

“Ressaltamos a importância do acesso das aulas via emissora de TV, tornando a educação uma importante busca de solução para os alunos de Parauapebas neste momento atípico para todo o mundo”, reconhece.

Distribuição de água
Na indicação que pede água tratada para a comunidade do Morro Nova Esperança, localizado entre os bairros São José e Liberdade, Horácio Martins informa que atualmente o local é ocupado por aproximadamente 25 famílias, que vêm sofrendo com a falta de atenção do poder público.

“Não há naquela localidade qualquer sistema de água potável, colocando em risco a saúde da população que, como se não bastasse, já vive em extrema fragilidade social por precariedade”, denuncia Horácio Martins.

As três indicações foram aprovadas pelos demais vereadores e agora elas serão encaminhadas para serem avaliadas pelo Poder Executivo.

Texto: Waldyr Silva / Fotos: Kleyber de Souza / Ascomleg