Página inicial > Notícias > Vereadora Joelma sugere desenvolvimento de aplicativo com orientações sobre covid-19

Com o objetivo de evitar que a população procure as unidades de saúde desnecessariamente, durante a situação de emergência causada pela pandemia da covid-19, a vereadora Joelma Leite (PL) sugeriu na sessão de terça-feira (28), por meio da Indicação nº 111/2020, que o governo municipal desenvolva um aplicativo web com orientações sobre a covid-19, permitindo classificação de risco do paciente e, se necessário, videochamada (teleorientação) com enfermeiros ou médicos.

• Publicado: Quinta, 30 de Abril de 2020, 11h40

De acordo com a legisladora, a ferramenta, que pode ser acessada por celular (smarthphone) ou computador, através de endereço eletrônico, será indicada para pacientes que apresentem sintomas gripais eventualmente causados pelo novo coronavírus ou pelo vírus influenza.

Joelma Leite cita exemplo da cidade de Recife (PE), que desenvolveu o aplicativo e na primeira etapa de uso fez triagem da gravidade do caso, a partir de um sistema de perguntas e respostas preparado pela equipe da Secretaria de Saúde daquele município.

A partir das respostas ao questionário, o aplicativo web poderá recomendar que as pessoas com sintomas leves repousem e se cuidem em casa. Nos casos considerados moderados ou graves, a ferramenta abrirá videochamada para orientação remota com profissionais de saúde.

Com o uso da ferramenta, o paciente com sintomas de gripe leve receberá mensagens de monitoramento do seu estado de saúde, informações sobre medidas de prevenção para doenças respiratórias e orientações sobre o isolamento domiciliar.

“Se houver sinais de alerta que os sintomas passaram a ser moderados ou graves, como febre persistente, falta de ar ou dor ao respirar, por exemplo, o paciente será direcionado a uma videochamada com enfermeiro ou médico. Os profissionais poderão fazer uma avaliação, passar as primeiras instruções ao paciente e, quando necessário, encaminhar para uma unidade de saúde”, detalha a vereadora.

Depois de ser apresentada em plenário, a indicação foi aprovada pelos demais vereadores e agora ela será encaminhada para ser avaliada pelo prefeito municipal.

Texto: Waldyr Silva / Fotos: Kleyber de Souza / Ascomleg