Página inicial > Notícias > Vereadores aprovam concessão de comenda e título honorário a três pessoas pioneiras da cidade

Três pessoas com trajetórias inspiradoras serão homenageadas na Câmara de Vereadores de Parauapebas. A Comenda Municipal do Mérito Milton Martins será concedida à senhora Suzana Maria Lima de Moraes e o Título de Cidadão Honorário aos senhores João Malta de Jesus e Adalnor Pereira da Silva.

• Publicado: Segunda, 27 de Abril de 2020, 11h34

A homenagem ao senhor Adalnor Silva foi proposta pela vereadora Francisca Ciza (PP), no Projeto de Decreto Legislativo nº 28/2019. Conhecido como “Jacó”, Adalnor chegou a Parauapebas em 1982. O mineiro trabalhou como comerciante na Vila da N5, numa época em que tudo era extremamente difícil. Vivenciou no município muitas histórias de dificuldades e conquistas. Hoje, aos 83 anos de idade, aposentado, casado há 53 anos com Yvonete, ainda mora em Parauapebas, de onde nunca mais quis sair.

O vereador Joel do Sindicato (PDT) propôs a entrega da honraria a Suzana Maria no Projeto de Decreto Legislativo nº 32/2019. Suzana é carioca, formada em Direito e juíza do Trabalho da 8ª Região. Entre a formatura e a posse, atuou como advogada do Sindicato dos Motoristas Intermunicipais de Belém, onde também estagiou. Em outubro de 2008, foi deslocada, a pedido, para a titularidade da 2ª Vara do Trabalho de Parauapebas. Desde então, adotou Parauapebas como sua casa.

Já a homenagem a João Malta, conhecido com “Zequinha do Leite”, foi formalizada pelo Projeto de Decreto Legislativo nº 33/2019, de autoria do vereador Horácio Martins (PDT). Zequinha chegou a Parauapebas em 1976, tendo dedicado sua vida à agricultura familiar. Além de pioneiro, é um grande gerador de emprego e renda no município.

Conhecedores da trajetória dos homenageados, os demais vereadores aprovaram na sessão ordinária desta terça-feira (22) os projetos de decreto legislativo. A Mesa Diretora da Câmara irá convocar, em data a ser definida, sessão solene para entrega das comendas.

Texto: Josiane Quintino / Revisão: Waldyr Silva (AscomLeg)