Página inicial > Notícias > Zacarias indica disponibilização de ônibus para domésticas e jardineiros que trabalham em Carajás

Por meio da Indicação nº 63/2020, o vereador Zacarias Marques (PP) propôs disponibilização de ônibus para transportar trabalhadores que prestem serviços no Núcleo Urbano de Carajás, como, por exemplo, empregadas domésticas, jardineiros e diaristas.

• Publicado: Sexta, 20 de Março de 2020, 17h18

Zacarias Marques - PP

O parlamentar informa na proposição que atualmente mais de 200 pessoas trabalham em Carajás nas áreas de jardinagens, limpeza e serviços gerais. “Todas elas pagando do ‘próprio bolso’, e sem direito a reembolso, o valor das passagens”.

Zacarias Marques apresenta uma média dos gastos que estes trabalhadores têm com transportes. Da portaria ao local de trabalho chega a ser R$ 7 a passagem, sendo o mesmo valor para o retorno, totalizando R$ 14. Somando-se a isso outros R$ 6 para ir e vir do bairro de origem até a portaria, o valor sobe para R$ 20; porém, há outros que moram em bairros onde se pegam dois ônibus até a portaria, o que eleva o valor para R$ 26. A somatória, calculando de segunda a sexta-feira, chega a cerca de R$ 520 por mês, cifra alta para quem recebe um salário-mínimo por mês de R$ 1.039 ou apenas um pouco mais que isso.

“A necessidade do transporte para esses homens e mulheres que lutam para levar o sustento para suas famílias, dando um futuro melhor a seus filhos, se faz urgente e necessária, que seja de segunda a sexta-feira, com saída de Parauapebas em dois horários: 5h30 e 6h30; e com retorno também em dois horários, sendo às 16 horas e às 18 horas”, enfatizou.

A Indicação nº 63/2020 foi aprovada na sessão da Câmara Municipal de Parauapebas realizada na última terça-feira (17) e será enviada para o prefeito Darci Lermen, com cópia para a Procuradoria Geral do Município, a fim de que realize estudo de viabilidade do referido pedido.

Texto: Nayara Cristina / Revisão: Waldyr Silva / Fotos: Kleyber de Souza (AscomLeg)