Página inicial > Notícias > Implantação de ciclovias em Parauapebas é aprovada por vereadores

Implantação de ciclovias em Parauapebas é aprovada por vereadores

• Publicado: Sexta, 03 de Julho de 2015, 12h50
imagem sem descrição.

Uma importante proposição para os adeptos ao uso de bicicleta foi aprovada pelos vereadores, durante sessão ordinária da Câmara Municipal, realizada na última terça-feira (30). Trata-se do Projeto de Lei nº 003/2015, proposto por Charles Borges (SDD), que reconhece o uso da bicicleta como modalidade de transporte regular, de caráter individual, sendo obrigatória a previsão de um percentual para calçadas, ciclovias ou ciclofaixas em função da extensão da malha viária urbana.

A proposição determina que as obras de construção, ampliação ou adequação das vias urbanas deverão destinar um percentual mínimo da extensão das vias públicas, de forma a garantir a implantação de calçadas, ciclovias ou ciclofaixas com acessibilidade, priorizando a integração com o sistema viário existente. O percentual a ser destinado para construção das ciclovias deve ser de no mínimo 1,5 metro.

Os projetos que estão em fase de elaboração e as obras em execução terão um prazo de 180 dias, a partir da data que a lei entrar em vigor, para fazer as devidas adequações.

O projeto de lei estabelece ainda que o poder público municipal faça estudo sistematizado para realizar as adaptações possíveis e necessárias ao sistema viário já existente, num prazo de até dois anos, a contar, também, a partir da data que a lei entrar em vigor.

A proposta prevê também penalidades em caso de descumprimento de suas normas. Responderá por improbidade administrativa o prefeito ou o agente público que aprovar projeto de construção, ampliação ou adequação de vias urbanas sem previsão de calçadas e ciclovias; liberar recursos destinados ao pagamento de obra viária executada em desacordo com esta lei ou aceitar a entrega parcial ou total de obra viária também em desacordo com a lei.

Para o autor do projeto, Charles Borges, o uso da bicicleta é uma alternativa para melhorar a mobilidade urbana, que deve ser incentivada. “Além de contribuir para a redução dos congestionamentos, tem efeitos extremamente positivos sobre o meio ambiente, pois reduz a emissão de gases que contribuem com o efeito estufa, e sobre a saúde pública, por representar uma forma de combate ao sedentarismo e seus males”, destacou, na justificativa do projeto.

Todos os vereadores elogiaram e parabenizaram a iniciativa de Charles Borges. Maridé Gomes (PSC) diz que o projeto vem em uma boa hora, pois contribuirá muito com um trânsito melhor em Parauapebas. Israel Pereira, o Miquinha (PT), acrescentou que o uso da bicicleta é uma ótima opção para a atual situação. “Vivemos um momento de dificuldade, onde a manutenção de um carro e a gasolina estão muito caras. Esperamos que o Executivo possa seguir o exemplo de São Paulo e faça ciclovias de verdade”.

Bruno Soares (PP) sugeriu que ciclovias sejam construídas no entorno de áreas verdes da cidade. “Temos hoje muitas áreas de preservação que estão sujeitas a ocupação irregular. Bom seria fazer ciclovias no entorno, fazer parques e áreas de recreação. Espero que esse projeto seja um ponto de partida e que o governo implante o mais rápido possível as ciclovias, porque esta é uma modalidade que vem crescendo bastante. A cada dia tem mais ciclistas na cidade e eles precisam de um local seguro e adequado para andar”, defendeu.

Euzébio Rodrigues (PT) informou que já existem vários grupos de ciclistas em Parauapebas, de todas as idades. “Andam com respeito ao trânsito e orientam uns aos outros, atuando de forma solidária e até educativa. Estão incentivando cada dia mais pessoas a praticarem. É saúde, é lazer”.

O projeto segue para sanção do prefeito Valmir Mariano e entrará em vigor 60 dias após a data de sua publicação oficial.

Texto – Nayara Cristina/Ascom-CMP
Fotos – Coletivo Dois.8/Ascom-CMP