Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Câmara de Vereadores aprova concessão de mais seis títulos de Cidadão Honorário
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Câmara de Vereadores aprova concessão de mais seis títulos de Cidadão Honorário

Os vereadores de Parauapebas aprovaram na sessão extraordinária desta quinta-feira (22) - última sessão do ano -, a concessão de títulos de Cidadã Honorária e Cidadão Honorário para mais seis pessoas pioneiras que prestaram e/ou ainda prestam relevantes serviços para a sociedade parauapebense.

  • Publicado: Sexta, 23 de Dezembro de 2022, 17h50

Os títulos honoríficos foram propostos pelos vereadores Josemir Santos (Pros) e Elias da Construforte (PSB), respectivamente, por meio dos projetos de Decreto Legislativo (PDL) nº 40/2022 e 41/2022; e nº 45/2022, 46/2022, 47/2022 e 48/2022.

PDL nº 40
O PDL nº 40, de autoria do vereador Josemir Santos, propôs a concessão do título a Ednaldo de Brito Barbosa, conhecido popularmente por “Gibi”, “em reconhecimento aos importantes serviços prestados a este município”.

De acordo com justificativa da proposição, “Gibi” é natural de Guadalupe (PI), reside em Parauapebas desde 1984, início da emancipação político-administrativa do município, e é trabalhador autônomo na reciclagem, com uma “história marcada por muito trabalho, dedicação e pioneirismo”.

Gibi participou ativamente em alguns movimentos sociais, esteve por duas vezes como assessor no gabinete no governo Darci Lermen e concorreu por três vezes como candidato a uma vaga no Legislativo de Parauapebas.

“Diante da trajetória de vida e dedicação de Ednaldo Barbosa, e dada à importância da matéria aqui tratada, conclamo aos nobres vereadores a aprovação desta proposição, nos termos regimentais, para que, posteriormente, seja realizada a devida homenagem pelos relevantes serviços prestados por ele à nossa querida Parauapebas”, escreveu o parlamentar.

PDL nº 41
Por meio desta proposição, Josemir Santos sugeriu a concessão do Título de Cidadã Honorária a Maria Vera da Costa, natural de Floriano (PI), residente em Parauapebas desde agosto de 1985, divorciada, mãe de quatro filhos e técnica em enfermagem.

Segundo o legislador, Maria Vera trabalhou como técnica de enfermagem por alguns anos na saúde do município parauapebense, exerceu as funções de assessora administrativa na Secretaria Municipal de Obras, de diretora do mercado municipal e foi chefe de gabinete da então vice-prefeita Meire Vaz.

Com seu estilo forte e persistente, hoje Maria Vera é aposentada e vem fazendo o melhor para proporcionar um legado e bem-estar a esta cidade. “Quem tem a honra de conviver com Maria Vera percebe que ela é sempre grata a Deus por sua família, amigos e suas conquistas”, defendeu Josemir Santos.

PDL nº 45
Por sua vez, o vereador Elias da Construforte apresentou o PDL nº 45, propondo a concessão da honraria ao policial militar Wedson Leal dos Santos, natural de Praia Norte (TO), formado em Segurança Pública pela Faculdade Pitágoras, em Parauapebas, e está cursando Psicologia na Faculdade Famap Parauapebas.

Wedson Leal chegou a Parauapebas em janeiro de 2008 e iniciou suas atividades como empacotador de supermercado, ajudante de pedreiro e auxiliar de sondagens, até ser aprovado no processo seletivo para ingressar na empresa Vale como trainee.

Profissionalizou-se como soldador e técnico em eletromecânica no Senai, realizou concurso público em julho de 2016 para o cargo de soldado da Polícia Militar do Pará e após cumprir todas as etapas do certame participou de várias operações e atividades na cidade em combate à criminalidade.

O soldado PM Wedson recebeu o reconhecimento dentro do 23º Batalhão de Polícia Militar do Pará como destaque operacional pelos serviços realizados e sempre com intuito de proporcionar e passar para a população a sensação de segurança oferecida pelo estado.

PDL nº 46
No PDL nº 46, Elias da Construforte propôs o título de Cidadão Honorário ao delegado de Polícia Civil Thiago Carneiro Rodrigues, natural de Belém (PA), formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC/GO), aprovado no concurso de delegado da Polícia Civil do Estado do Pará em 2009 e empossado no cargo em Curionópolis (PA) no ano de 2010.

Como delegado, Thiago Carneiro iniciou suas atividades em Parauapebas no ano de 2012 e assumiu em 2014 o cargo de diretor da 20ª Seccional Urbana de Parauapebas até 2016, quando foi transferido em 2017 para Eldorado do Carajás e em 2018 para Canaã dos Carajás.

O reconhecimento pela maestria na atuação pública da autoridade de polícia foi tanto que no ano de 2019, em indicação do próprio governador do Estado do Pará, Thiago Carneiro foi nomeado superintendente regional do sudeste do Pará (10ª Risp), atuando no núcleo de Marabá até este ano de 2022, quando retornou a Parauapebas para assumir a 20ª Seccional Urbana de Parauapebas, onde atua até a presente data.

“O delegado Thiago Carneiro é reconhecido em toda a região do sudeste paraense por sua exímia atuação policial, tendo recebido em 2019 a comenda Láurea do Mérito Policial, concedida pelo delegado geral da Polícia Civil do Pará, pelos relevantes serviços prestados ao Estado do Pará na região de Carajás”, revelou o vereador.

PDL nº 47
Já nesta proposição, Elias da Construforte sugeriu a concessão da honraria à advogada Daniela Machado Barcelos, natural de Conceição do Araguaia (PA), formada em Direito pela Faculdade Evangélica de Anápolis (UniEvangélica/GO) em 2001, aprovada no concurso de agente e escrivã da Polícia Civil do Estado do Goiás e chegou a Parauapebas em 2006.

Daniela Barcelos viu no município a oportunidade de estabelecer suas raízes e construir uma carreira na advocacia, especializando-se em direito penal e trabalhista e defendendo muitos trabalhadores e diversos sindicatos na cidade.

Fundou em 2019 o escritório Frateschi e Barcelos Advogados Associados, de advocacia de médio porte, com atuação e influência regional nas áreas trabalhista, de direito público, civil e empresarial.

A advogada também possui forte atuação na Ordem dos Advogados da Subseção Parauapebas, já tendo sido secretária da subseção, e hoje estando como vice-presidente da Comissão de Direito do Consumidor no triênio 2022-2024.

Em 2012, Daniela Barcelos inaugurou a primeira franquia da Ambev na região de Carajás, implementando o empreendimento Quiosque Chopp Brahma. Os negócios expandiram e ela se tornou a única e maior franqueada da multinacional na região sudeste do Pará, inaugurando as marcas Quiosque Chopp Brahma, Brahma Express e Central das Bebidas Ambev, gerando centenas de empregos e milhões de reais em renda para a cidade.

PDL nº 48
Por último, Elias da Construforte apresentou o Projeto de Decreto Legislativo nº 48, propondo a concessão do título de Cidadã Honorária à também advogada Jeanny Luce da Silva Freitas Frateschi, natural de Uberaba (MG), que veio para Parauapebas nos primeiros meses de vida, onde passou sua infância.

Na juventude, Jeanny Frateschi retornou à cidade natal para estudar, casou-se, formou-se em direito e regressou a Parauapebas em 2005, onde iniciou sua carreira profissional. Após anos de dedicação na área jurídica, tornou-se destaque na advocacia da região sudeste do Pará, atuando nas áreas do direito público e privado, no escritório Frateschi e Barcelos.

Na administração pública, a advogada trabalhou como assessora parlamentar, secretária municipal de Meio Ambiente da Prefeitura de Parauapebas; procuradora-geral legislativa da Câmara Municipal de Parauapebas; procuradora-geral do município de Curionópolis, chefe de gabinete do vereador Elias da Construforte e controladora geral do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (Saaep).

Depois de serem apresentados e discutidos em plenário, os seis projetos de decreto legislativo foram aprovados pelos demais vereadores. A entrega das comendas aos homenageados se fará em sessão solene em data a ser definida pela Mesa Diretora da Câmara Municipal.

Texto: Waldyr Silva (AscomLeg2022)

Fim do conteúdo da página