Página inicial > Notícias > Vereadores solicitam implantação de ciclovias, ronda da Guarda Municipal, sinalização de trânsito e cobertura de estacionamento

Em indicações separadas, os vereadores Leandro do Chiquito (Pros), Israel Miquinha (PT), Zé do Bode (MDB) e Josemir Santos (Pros) solicitaram do governo municipal na sessão da Câmara desta terça-feira (20), respectivamente, implantação de ciclovias nos loteamentos a serem instalados na cidade (Indicação nº 385/2022); ronda da Guarda Municipal com motocicletas e/ou bicicletas por 24 horas na orla do lago do Bairro Nova Carajás (Indicação nº 386/2022); sinalização horizontal, vertical e placas com nome das ruas no Bairro Nova Carajás (Indicação nº 390/2022); e cobertura do estacionamento do Residencial Alto Bonito (Indicação nº 403/2022).

• Publicado: Quinta, 22 de Setembro de 2022, 17h22

Leandro do Chiquito

Na implantação de ciclovias nos futuros loteamentos a serem instalados na cidade, Leandro do Chiquito sugere que o governo municipal exija esses serviços das incorporadoras quando da apresentação do projeto, reservando espaços nas vias urbanas destinadas a tal finalidade, em modelo funcional, interconectadas entre si e, sempre que viável, ao centro da cidade.

Segundo o parlamentar, a crescente demanda pela utilização de bicicletas, aliada aos notórios benefícios que a utilização destas pode oferecer à cidade e munícipes, torna-se fundamental a formulação e execução de políticas públicas, bem como o fornecimento de infraestrutura adequada que incentive essa prática no município.

Israel Miquinha

Sobre a ronda da Guarda Municipal na orla do lago do Bairro Nova Carajás, Israel Miquinha justifica que o referido local é um importante cartão postal da cidade para distração, diversão e lazer dos cidadãos que ali frequentam, contemplam a paisagem, fazem exercícios físicos e têm momentos de lazer e bem-estar.

De acordo com o legislador, o lago conta com diversos empreendimentos e recebe diariamente diversas pessoas, o que se faz necessário o aumento da segurança pública naquele local aos frequentadores, visitantes e empreendedores que precisam do seu ganha pão diariamente.

“É importante lembrar que no período de menos de noventa dias ocorreram três afogamentos com vítimas fatais naquele local. A falta de advertência em determinadas ocasiões tem causado aos frequentadores e visitantes situações de risco, em decorrência das limitações de locomoção dos veículos da Guarda Municipal e Polícia Militar”, pontuou Israel Miquinha.

Zé do Bode

Com relação ao pedido de sinalização horizontal, vertical e colocação de placas com nome das ruas no Bairro Nova Carajás, Zé do Bode explicou que foi procurado por moradores do logradouro para, junto ao DMTT, solicitar a urgente realização dos serviços.

Em sua justificativa, o vereador informou que o referido bairro - um dos mais populosos da cidade - possui pouca sinalização de trânsito, incluindo as faixas de pedestres, o que dificulta a mobilidade urbana de veículos e pessoas, e contribui significativamente para o alto índice de acidentes de carros, motocicletas e pedestres.

Josemir Santos

Já na solicitação de cobertura do estacionamento no Residencial Alto Bonito, Josemir Santos informa que o serviço foi solicitado por moradores do citado residencial, a fim de evitar que os automóveis fiquem sujeito às variações climáticas, como chuva, vento e sol, tendo em vista que não há garagens nos prédios.

“Vale ressaltar que tais demandas e serviços são de relevantes necessidades para a comunidade que possui veículos, pois os bens ficam expostos às intempéries do tempo, principalmente em dias chuvosos e intenso raio solar”, justifica.

Depois de lidas por seus autores, as quatro indicações foram aprovadas pelos demais vereadores e encaminhadas para serem avaliadas pelas secretarias municipais afins.

Texto: Waldyr Silva / Fotos: Willian Cruz e Pedro Almeida / AscomLeg2022