Página inicial > Notícias > Poder Legislativo aprova pedidos de serviços nas áreas de lazer, saúde e assistência social

Os vereadores Josemir Santos (Pros), Joel do Sindicato (PDT), Josivaldo da Farmácia (PP) e Aurélio Goiano (PSD) apresentaram na sessão ordinária desta terça-feira (13) seis indicações propondo ao governo municipal a execução de serviços nas áreas de saúde, lazer e assistência social.

• Publicado: Quarta, 14 de Setembro de 2022, 23h50

Josemir Santos

Por meio da Indicação nº 383/2022, o vereador Josemir Santos solicitou do Poder Executivo a construção de uma praça, com equipamentos de ginástica ao ar livre e playground, e um campo de futebol soçaite no Loteamento Santa Cruz, localizado na zona rural de Parauapebas.

O parlamentar defendeu em sua justificativa que espaços de recreação e lazer são palcos importantes para as crianças e jovens, que podem entender a importância de sua conservação na medida em que a usufruem.

“A praça e o campo de futebol soçaite serão de grande valia para que os moradores daquela localidade, como também de outras comunidades rurais em seus arredores, tais como Kauany, Parque da Cachoeira I e II, Gelado, Gavião Real e outros, possam realizar suas atividades esportivas e de lazer”, reforça Josemir Santos.

Joel do Sindicato

Por seu turno, o vereador Joel do Sindicato apresentou a Indicação nº 364/2022, sugerindo ao gestor municipal que aparelhe as academias ao ar livre e playgrounds infantis da cidade com equipamentos fabricados em material inoxidável.

Conforme revelou o legislador, ele visitou recentemente as instalações da Usina da Paz, localizada no Bairro Tropical, e pôde notar a importância dos aparelhos de treinos da academia ao livre serem de material inoxidável, visto que este material tem características que garantem maior durabilidade dos equipamentos e afasta alguns riscos de acidente.

Joel do Sindicato avalia que na maioria dos municípios brasileiros o espaço de lazer de grande parte da população é restrito e com poucas alternativas no que se refere ao quesito prática de atividades físicas, com a grande maioria da população dispondo de pouco tempo para cuidar da sua saúde e do seu lazer, o que faz com que “optemos por uma atividade de lazer mais acessível e próxima de nossas residências, como é o caso das academias ao ar livre e os playgrounds”, completa.

“As justificativas para que os equipamentos destinados a exercícios físicos, incluindo brincadeiras infantis, sejam fabricados de material inoxidável, perpassam pelos aspectos da integridade das pessoas e da durabilidade dos equipamentos, como acima mencionamos”, argumenta o vereador.

Ainda na mesma sessão, Joel do Sindicato apresentou a Indicação nº 384/2022, propondo que a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) intensifique as campanhas de prevenção ao suicídio, fortalecendo efetivamente as ações em prol da campanha Setembro Amarelo.

O parlamentar apresentou dados do Centro de Valorização da Vida (CVV), revelando que a cada 45 minutos um brasileiro tira a própria vida, uma taxa de mortalidade que supera muitos tipos de câncer.

Considerando a importância de tal bandeira em prol da vida, meu gabinete, através de equipe de assessoria, visitou os aparelhos públicos competentes, como o Hospital Geral de Parauapebas [HGP], e, após diálogos junto à competente equipe que ali labora, pôde constar algumas necessidades que carecem da atenção do poder público municipal”, informou o vereador, reforçando o pedido para que a Semsa intensifique as campanhas de prevenção ao suicídio.

Josivaldo da Farmácia

Já o vereador Josivaldo da Farmácia apresentou a Indicação nº 369/2022, pedindo que a Secretaria Municipal de Obras (Semob) faça a reforma do prédio que abriga a Unidade Básica de Saúde (UBS) Paulo Fonteles, localizada na zona rural do município.

O legislador enfatizou que, devido ao incêndio que ocorreu no dia 25 de agosto deste ano em parte da referida UBS, é de extrema necessidade para a comunidade residente e moradores próximos que seja realizada uma reforma para reparar os danos causados pelo sinistro, bem como a reconstrução dos locais e estruturas afetados.

“Peço também uma ampliação nas dependências da UBS, pois a população residente e moradores próximos da vila Paulo Fonteles somam aproximadamente cinco mil pessoas, e aquele é o único postinho que atende à localidade. Por esse motivo, deve-se observar a urgência da demanda, por se tratar de um direito básico do cidadão”, frisou Josivaldo da Farmácia.

O mesmo vereador apresentou também a Indicação nº 370/2022, na qual pede providências para limpeza do canal situado na Rua São Lázaro, precisamente na esquina com Rua Renato Russo, no Bairro Novo Horizonte.

Aurélio Goiano

Por último, o vereador Aurélio Goiano apresentou a Indicação nº 374/2022, reivindicando do Poder Executivo a construção de uma unidade do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) no complexo de bairros da VS-10.

“Não é de hoje que a população do complexo VS-10 vem clamando por mais atenção do Poder Executivo de Parauapebas, reclamando sobre problemas de infraestrutura de toda ordem, especialmente sobre a falta de atenção à saúde”, sustenta o parlamentar.

Ele sugere que o governo municipal precisa encarar as dificuldades relatadas pela população, promovendo as políticas públicas que sejam adequadas para dar solução, com planejamento, definição de metas, prazos e objetivos e de forma transparente.

Aurélio Goiano informou que já existe uma área no complexo VS-10 destinada para a construção de uma unidade do Cras, bem como a saúde financeira do município, que permite a realização deste anseio da população, “mas falta vontade política de fazer importante obra”, reclamou.

As seis indicações foram lidas por seus autores, aprovadas por unanimidade e encaminhadas para serem avaliadas pelo governo municipal.

Texto: Waldyr Silva / Fotos: Felipe Borges / AscomLeg2022