Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Vereadores apresentam 'Moção de Repúdio' ao Governo do Estado por greve dos professores
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Vereadores apresentam 'Moção de Repúdio' ao Governo do Estado por greve dos professores

Os vereadores Euzébio Rodrigues e Israel Pereira, o Miquinha, ambos do PT, apresentaram uma Moção de Repúdio (nº 002/2015) ao governador do Pará, Simão Jatene (PSDB), pela maneira como a questão da educação e da greve dos professores tem sido tratada. O documento foi aprovado pelos demais parlamentares durante a sessão ordinária da Câmara Municipal, realizada nesta terça-feira (2) e será encaminhada ao gestor estadual.
  • Publicado: Quinta, 11 de Junho de 2015, 09h30
imagem sem descrição.
A greve dos professores no Pará começou no dia 25 de março deste ano e ainda não houve acordo entre a categoria e o governo estadual. Na justificativa da Moção, os vereadores relatam que a paralisação por tempo indeterminado tem como principal reivindicação a exigência de que o governador pague o piso salarial dos professores, atrasado desde janeiro; além da manutenção das aulas suplementares sem redução de salários; eleição direta para diretor e implementação do Plano de Carreira Unificada.

O Pará possui 1.054 escolas que atendem cerca de 700 mil estudantes. Segundo o comando de greve, a paralisação atinge 94% das escolas em mais de 120 municípios, entre eles Parauapebas.

“O descaso com as reivindicações dos professores reflete a maneira pela qual o Governo do Estado vê a educação. A falta de valorização desse profissional, que tem a tarefa árdua de formar as novas lideranças promotoras das mudanças nas estruturas desse país, antevê a marcha regressiva da criticidade da massa juvenil, bem como a redução da sua capacidade de propor soluções para os problemas sociais cada vez mais gritante na sociedade atual”, destacaram os vereadores na justificativa do documento.

Fim do conteúdo da página