Página inicial > Notícias > Vereadores apresentam 'Moção de Repúdio' ao Governo do Estado por greve dos professores

Os vereadores Euzébio Rodrigues e Israel Pereira, o Miquinha, ambos do PT, apresentaram uma Moção de Repúdio (nº 002/2015) ao governador do Pará, Simão Jatene (PSDB), pela maneira como a questão da educação e da greve dos professores tem sido tratada. O documento foi aprovado pelos demais parlamentares durante a sessão ordinária da Câmara Municipal, realizada nesta terça-feira (2) e será encaminhada ao gestor estadual.
  • Publicado: Quinta, 11 de Junho de 2015, 09h30
imagem sem descrição.
A greve dos professores no Pará começou no dia 25 de março deste ano e ainda não houve acordo entre a categoria e o governo estadual. Na justificativa da Moção, os vereadores relatam que a paralisação por tempo indeterminado tem como principal reivindicação a exigência de que o governador pague o piso salarial dos professores, atrasado desde janeiro; além da manutenção das aulas suplementares sem redução de salários; eleição direta para diretor e implementação do Plano de Carreira Unificada.

O Pará possui 1.054 escolas que atendem cerca de 700 mil estudantes. Segundo o comando de greve, a paralisação atinge 94% das escolas em mais de 120 municípios, entre eles Parauapebas.

“O descaso com as reivindicações dos professores reflete a maneira pela qual o Governo do Estado vê a educação. A falta de valorização desse profissional, que tem a tarefa árdua de formar as novas lideranças promotoras das mudanças nas estruturas desse país, antevê a marcha regressiva da criticidade da massa juvenil, bem como a redução da sua capacidade de propor soluções para os problemas sociais cada vez mais gritante na sociedade atual”, destacaram os vereadores na justificativa do documento.