Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Aprovado projeto que obriga instalação de placas informativas sobre prática de atividades físicas
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Aprovado projeto que obriga instalação de placas informativas sobre prática de atividades físicas

O plenário da Câmara Municipal de Parauapebas aprovou na sessão da última terça-feira (16) o Projeto de Lei nº 145/2021, de autoria dos vereadores Eliene Soares (MDB) e Francisco Eloecio (Republicanos), que dispõe sobre a instalação de placas informativas com orientações sobre a prática de atividades físicas e o uso correto dos equipamentos de ginástica em todas as academias públicas ao ar livre instaladas no município.

  • Publicado: Sábado, 20 de Novembro de 2021, 19h02

Conforme defenderam os autores da proposição, a prática de atividade física regular é fundamental para prevenir e controlar doenças cardíacas, diabetes e câncer, bem como diminuir os sintomas de depressão e ansiedade, reduzir o declínio cognitivo, melhorar a memória e exercitar a saúde do cérebro. “Estimativas conservadoras apontam que até cinco milhões de mortes por ano no mundo poderiam ser evitadas se a população global fosse mais ativa”, alertam.

Eliene e Eloecio apresentaram dados de órgãos oficiais revelando que no Brasil 45% da população não realiza o mínimo de atividade física recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e que só 30% da população é, de fato, muito ativa.

Especialistas recomendam que adultos façam atividade física moderada de 150 a 300 minutos ou atividade física intensa de 75 a 150 minutos, por semana, quando não houver contraindicação. A estimativa é de que a inatividade física seja responsável por 15% das internações no Sistema Único de Saúde (SUS).

Os vereadores informaram ainda que em Parauapebas há 15 mil jovens e adultos muito ativos nas academias e um total de 55 mil habitantes que cuidam do corpo, fazendo atividade física regularmente, em iniciativas que vão desde caminhadas pela Rodovia PA-275 até peladas no final de tarde.

“Este projeto de lei objetiva levar esclarecimento à população sobre o uso dos equipamentos e instrução e orientação acerca das atividades físicas em todas as academias públicas ao ar livre espalhadas em parques, áreas de lazer, praças e demais espaços públicos de Parauapebas”, justificam os propositores, adicionando que a proposta encontra lugar na dotação orçamentária de “Esporte, lazer, saúde e qualidade de vida”, que tem R$ 3 milhões e 793 mil reservados para finalidades dessa natureza este ano, o que implica dizer que não será criada despesa adicional.

O projeto de lei foi lido, discutido e aprovado por unanimidade em plenário, e será encaminhado para análise e eventual sanção do prefeito municipal.

Texto: Waldyr Silva / Fotos: Internet e Felipe Borges / AscomLeg2021

Fim do conteúdo da página