Página inicial > Notícias > Vereador Zacarias pede implantação de conselho tutelar e asfaltamento de vias

Vereador Zacarias pede implantação de conselho tutelar e asfaltamento de vias

Duas proposições foram apresentadas pelo vereador Zacarias Marques (PP) na sessão da Câmara Municipal de Parauapebas de terça-feira (3).

• Publicado: Quinta, 05 de Agosto de 2021, 12h11

Zacarias Marques - PP

Conselho tutelar
Por meio da Indicação nº 474/2021, o parlamentar propôs a implementação de um conselho tutelar no Bairro Guanabara.

Zacarias informa na proposição que Parauapebas possui grande extensão territorial e conta com apenas dois conselhos tutelares, um no Bairro Rio Verde e outro no Bairro Vila Rica. Entretanto, a demanda do município é superior ao que estas duas unidades conseguem atender.

Além disso, o vereador relata ainda que o número de conselheiros é ínfimo se comparado ao que seria necessário para o acompanhamento dos casos envolvendo crianças e adolescentes na cidade.

“Convém mencionar, entre outras realidades, que deve ser considerado, para criação de mais um conselho tutelar, o princípio constitucional da prioridade absoluta notadamente no que tange à destinação privilegiada de recursos para o atendimento e defesa dos direitos da criança e do adolescente”, enfatizou.

Asfaltamento
Já na Indicação nº 473/2021, Zacarias indicou a realização de estudo de viabilidade para revitalização e pavimentação asfáltica das ruas Fidel Castro, Brilho do Sol, Quilombo dos Palmares, 15 de Maio e Padre Maciel, em Palmares II.

De acordo com o parlamentar, as referidas vias se encontram em péssimo estado de conservação, com uma enorme quantidade de buracos, que oferecem riscos de acidentes com pedestres, ciclistas, motociclistas e condutores de veículos. Diante de tal situação, faz-se necessária a recuperação urgentemente.

“Esses fatores causam prejuízos de ordem financeira a estas pessoas, pois podem ocasionar danos em seus veículos. Para mais, trata-se de um problema de saúde pública, pois é comum que fique empoçada água nas aberturas do chão, causando transtornos aos moradores da região”, acrescentou Zacarias Marques.

Encaminhamento
As duas indicações foram aprovadas por unanimidade e serão enviadas para o prefeito Darci Lermen e ao secretário municipal de Obras, Wanterlor Bandeira.

Texto: Nayara Cristina / Revisão: Waldyr Silva / Fotos: Felipe Borges / AscomLeg 2021