Página inicial > Notícias > Vereador Rafael Ribeiro solicita construção de hospital veterinário e término de reforma da Escola Irmã Dulce

A construção de um hospital veterinário e o andamento da reforma da Escola Irmã Dulce foram solicitados pelo vereador Rafael Ribeiro (MDB) na primeira sessão ordinária do segundo semestre de 2021 da Câmara de Vereadores de Parauapebas, que ocorreu na manhã desta terça-feira (3).

• Publicado: Quinta, 05 de Agosto de 2021, 09h48

Na ocasião, o vereador apresentou ao plenário a Indicação nº 486 /2021, em que pediu a implantação e a construção de um hospital público veterinário.

Rafael contou que, diante de vários pedidos realizados pelos cidadãos de Parauapebas, existe há algum tempo a necessidade de construção de um hospital veterinário público destinado especialmente para servir à população que possui animais domésticos e necessita de recursos financeiros suficientes para arcar com os custos de saúde dos animais em hospitais veterinários particulares.

“O hospital é fundamental, porque os custos veterinários são relativamente altos, uma vez que incluem os gastos com consulta, tratamentos, eventuais cirurgias e exames, aquisição de medicamentos, entre outros. Há uma parcela da população cuja renda é insuficiente para prover os devidos cuidados com a saúde de seus animais”, ressaltou Rafael Ribeiro.

Por fim, o parlamentar relatou que os animais domésticos podem até falecer em razão da falta de atendimento, sendo que esse tipo de situação pode ser evitado com a construção de hospital veterinário público e gratuito.

Reforma da Escola Irmã Dulce

Outro pedido do vereador durante os debates parlamentares foi o andamento do processo de reforma da Escola Irmã Dulce, no Bairro da Paz. O pedido foi oficializado no Requerimento nº 25/2021, onde o legislador pediu ao presidente da Mesa Diretora da Câmara, vereador Ivanaldo Braz, que solicite ao Governo do Estado informações sobre a reforma da escola.

“Minha intenção é solicitar informações atualizadas sobre o processo de reforma da Escola Estadual Irmã Dulce, tendo em vista que desde 2013 a escola encontra-se interditada, sob a alegação de risco de desabamento. Quase uma década já se passou e praticamente nenhuma providência foi tomada, a não ser um contrato que tinha como objetivo a reforma do prédio, porém a empresa não concluiu a obra e a mesma está abandonada. Enquanto isso, mais de 40 mil reais têm sido gastos por mês com a locação de um prédio sem a mínima estrutura, para que os alunos possam estudar”, alegou Rafael Ribeiro.

O parlamentar ainda ressaltou que, infelizmente, a Escola Irmã Dulce virou uma grande “novela”, prejudicando centenas de alunos e toda a comunidade escolar, sendo urgentes as providências do Governo do Estado, no intuito de concluir a reforma e colocar novamente a escola em funcionamento, atendendo um anseio antigo dos moradores e estudantes da localidade.

Aprovação

Após as devidas apresentações, as proposições foram colocadas para votação e aprovadas em unanimidade pelo parlamento. Com a votação favorável na Casa, a indicação será encaminhada ao Poder Executivo, que deverá analisar a viabilidade orçamentária e, se possível, implementar a solicitação.

Com a aprovação, o requerimento será executado pela Mesa Diretora da Casa, que se comprometeu em acionar o Governo do Estado para debater e buscar alternativas para solucionar o mais rápido possível a situação da reforma da Escola Irmã Dulce.

Texto: Josiane Quintino / Revisão: Waldyr Silva / Foto: Felipe Borges (AscomLeg)