Página inicial > Notícias > Implantação do programa “Água para todos” e capacitação de profissionais do turismo são propostas por Léo Márcio

O vereador Léo Márcio (Pros) apresentou duas indicações na sessão da Câmara Municipal de Parauapebas de terça-feira (29), propondo melhorias nas políticas públicas de distribuição de água no município e capacitação em língua estrangeira para profissionais que atuam no turismo.

• Publicado: Segunda, 05 de Julho de 2021, 17h58

Léo Márcio em sessão virtual.

Água para todos
Foi por meio da Indicação n° 462/2021, que Léo Márcio propôs ao prefeito Darci Lermen a implantação do Programa “Água para todos”, urgentemente, para beneficiar a população com medidas que garantam o abastecimento, a distribuição e o efetivo fornecimento de água potável.

Junto a proposição, o vereador anexou um anteprojeto de lei com sugestões de funcionamento do referido programa, que foi elaborado após ouvir a população e fazendo consultas técnicas e jurídicas sobre o assunto, para sanar de vez os problemas de abastecimento de água em Parauapebas.

Segundo o parlamentar, o programa funcionaria com a implantação de microssistemas de abastecimento de água na zona rural e nos bairros mais afastados do centro, por meio da construção de poços com motor e bomba, bem como um sistema de tratamento adequado nesses espaços, por ser essa uma medida mais rápida e eficaz.

Além disso, sugere-se a projeção e construção de novas unidades de produção e tratamento de água, a fim de se alcançar efetivamente toda a população urbana de Parauapebas. Nesse sentido, indica-se a interligação entre reservatórios existentes, com fins de levar água potável aos bairros mais distantes e precários da cidade.

Propõem-se ainda a construção de um novo sistema de captação e tratamento de água do Rio Parauapebas, bem como a ampliação e modernização das Estações de Tratamento de Água (ETA’s) já existentes no município. O programa faria também a distribuição gratuita de caixas d’água ou construção de cisternas para famílias de baixa renda.

“A finalidade desta proposição é, antes de tudo, sugerir uma solução para resolvermos efetivamente a problemática de falta de água potável que ainda atinge diversas camadas populacionais de Parauapebas, em especial de bairros mais distantes da região central”, enfatizou.

Capacitação profissional no turismo
Na sequência, Léo Márcio apresentou a Indicação n° 463/2021, na qual pediu a implantação de um programa de ensino e capacitação de língua estrangeira, inglês e espanhol, bem como na Língua Brasileira de Sinais (Libras), para profissionais de Parauapebas que atuam nos setores de hotelaria, restaurantes, transportes e semelhantes, a fim de promover a qualificação técnica e o desenvolvimento da economia e turismo local.

“Destaca-se que a capacitação desses profissionais em línguas estrangeiras e de sinais afetará positivamente e de maneira direta a economia local e o turismo que está se desenvolvendo, visto que Parauapebas já recebe muitas pessoas vindas do exterior em decorrência da empresa multinacional que exerce atividades em nossa cidade, e, também, nosso município está se estruturando para se tornar uma das referências turísticas do Brasil”, justificou o parlamentar.

O vereador sugeriu ainda opções para que a prefeitura realize as capacitações: por meio de parcerias com instituições privadas que disponibilizam os cursos citados; contratação de professores de língua estrangeiras e língua de sinais, e/ou através da criação de cursos específicos de capacitação de maneira presencial ou on-line.

Aprovação
As duas indicações de Léo Márcio foram aprovadas pelos demais parlamentares e enviadas para o Poder Executivo Municipal, a fim de que o prefeito Darci Lermen analise a viabilidade de colocar em prática as sugestões do vereador.

Texto: Nayara Cristina / Foto: Assessoria do Vereador / AscomLeg 2021