Página inicial > Notícias > Câmara institui o Dia do Agente Comunitário de Saúde

Câmara institui o Dia do Agente Comunitário de Saúde

Dia 07 de abril foi o dia escolhido para homenagear os agentes comunitários de saúde (ACSs) de nossa cidade. A data foi oficialmente instituída na sessão ordinária desta terça-feira (29), quando o parlamento municipal aprovou o Projeto de Lei nº 60/2021, de autoria do vereador Elvis Silva, o Zé do Bode (MDB), que definiu o Dia do Agente Comunitário de Saúde..

• Publicado: Sexta, 02 de Julho de 2021, 16h18

A data será comemorada anualmente e incluída no Calendário Oficial de Eventos do Município.

Para o autor do projeto de lei, vereador Zé do Bode, o objetivo da iniciativa foi o de homenagear os ACSs que trabalham no município de Parauapebas, no Programa de Saúde da Família (PSF) e no Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS). Isto porque, estes profissionais difundem em suas práticas cotidianas os preceitos da ampliação da consciência sanitária na população e a melhoria da qualidade de vida na cidade.

Vereador Zé do Bode

Atualmente, existem mais de 350 ACSs trabalhando na rede pública municipal de saúde. Esses trabalhadores da saúde desempenham um importante papel em ações de promoção de saúde e prevenção de doenças junto aos moradores, atuando nas residências de mais de 250 mil famílias no município de Parauapebas.

Assim, os ACSs se tornaram importantes para o avanço da saúde pública na cidade. Por isso, a escolha da data para homenageá-los deu-se pelo fato de que no dia 7 de abril comemora-se o Dia Mundial da Saúde.

Ao apresentar seu projeto de lei e vê-lo aprovado pelos demais membros do parlamento municipal, o vereador Zé do Bode concluiu sua fala alegando que nada mais justo que instituir esta homenagem e prestigiar esses profissionais que desempenham dia a dia um papel tão importante na prevenção e no desenvolvimento da saúde pública.

Com a aprovação na Câmara, o projeto de lei segue para sanção do prefeito municipal, Darci Lermen, e entra em vigor na data de sua publicação.

Texto: Josiane Quintino / Foto: Felipe Borges (AscomLeg 2021)