Página inicial > Notícias > Leandro do Chiquito solicita construção de canal de esgoto, ponte e escola

Leandro do Chiquito solicita construção de canal de esgoto, ponte e escola

Na sessão da Câmara Municipal de Parauapebas desta terça-feira (29), o vereador Leandro do Chiquito (Pros) apresentou duas indicações, propondo obras e melhorias nas áreas de saneamento básico e educação.

• Publicado: Quarta, 30 de Junho de 2021, 14h02

Leandro do Chiquito - Pros

Saneamento básico
Por meio da Indicação n° 453/2021, Chiquito solicitou a construção do sistema de esgotamento sanitário que percorre entre os bairros Novo Horizonte, Betânia, Vila Vica e Casas Populares I, bem como a construção de uma ponte que interligue a continuação da Rua João Paulo II, no Bairro Altamira.

Segundo o vereador, a falta de saneamento básico vem prejudicando a saúde dos moradores e dificultando a respiração das pessoas, devido o mau cheiro. Além disso, animais peçonhentos estão adentrando nas residências.

A sugestão de Chiquito é para que o canal de esgoto seja construído entre as ruas Tóquio e São Lázaro do Bairro Betânia, seguindo pela Rua Dakar, no Bairro Novo Horizonte, cortando pela rua João Paulo II, do Bairro Altamira, com destino aos demais bairros, Vila Rica e Casas Populares I .

Além da construção do sistema de esgotamento sanitário, o vereador enfatizou que é de suma importância a construção de uma ponte que dê continuidade a Rua João Paulo II, tendo em vista que a referida via é interrompida em seu meio pelo canal de esgoto sanitário, dificultando o acesso das pessoas, visto que não é possível atravessar.

“É de conhecimento geral que o saneamento básico é um direito constitucional. Ademais, serviços de água tratada, coleta e tratamento dos esgotos levam à melhoria da qualidade de vidas das pessoas, sobretudo na saúde infantil, com redução da mortalidade das crianças, melhorias na educação, na expansão do turismo, na valorização dos imóveis, na renda do trabalhador, na despoluição dos rios e preservação dos recursos hídricos”, argumentou Chiquito.

Escola
Já na Indicação n° 454/2021, Leandro do Chiquito sugeriu a realização de um estudo de viabilidade para construção de uma escola de educação infantil, no Bairro Betânia, que atenda bairros vizinhos, como Novo Horizonte e Jardim Canadá I. Na mesma proposição, o vereador pede ainda o desmembramento do anexo I da Escola Leide Maria Torres.

“É de suma importância o planejamento e construção da escola de educação infantil, que atenda os referidos bairros, visto que os alunos daquelas localidades estão sendo atendidos apenas pelo anexo I da Escola Leide Maria Torres, em um prédio que não apresenta o mínimo dos padrões de infraestrutura para instituições de ensino infantil. O pedido de desmembramento do anexo é fundado no fato de que o referido espaço possui mais alunos que a escola mencionada, sendo mais proveitoso transformar o anexo em uma unidade de ensino independente”, explicou o vereador.

Encaminhamento
As duas indicações de Leandro do Chiquito foram aprovadas, por unanimidade, e serão enviadas para análise do prefeito Darci Lermen e dos secretários municipais de Obras, Wanterlor Bandeira, e de Educação, José Leal.

Texto: Nayara Cristina / Fotos: Felipe Borges (AscomLeg 2021)