Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Presidente da Câmara de Vereadores prestigia inauguração de laticínio na zona rural
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Presidente da Câmara de Vereadores prestigia inauguração de laticínio na zona rural

 O presidente da Câmara Municipal de Parauapebas, vereador Ivanaldo Braz Silva Simplício, participou na manhã desta quarta-feira (25) da solenidade de inauguração do Laticínio da Estação Conhecimento APA do Igarapé Gelado, na zona rural do município, juntamente com a colega de parlamento Luzinete Rosa Batista.

  • Publicado: Sexta, 22 de Mai de 2015, 08h51
imagem sem descrição.

O evento contou com as presenças do prefeito Valmir Mariano, secretários municipais de governo, representantes da Vale, da Fundação Vale, do ICMBio, da Adepará, de associações de produtores rurais e funcionários do laticínio, além de famílias de agricultores e imprensa.
A cerimônia constou de visita de autoridades e convidados às instalações de produção e análise do laticínio, formação de mesa, discursos, descerramento de placa inaugural, entrega de título de registro do Serviço de Inspeção Estadual e coffee break com produtos do laticínio, que começa a produzir queijo mussarela, leite pasteurizado e manteiga.
Ao fazer uso da palavra, Ivanaldo Braz fez menção aos anos incansáveis de luta dos colonos junto à Vale e Prefeitura de Parauapebas para que a Estação Conhecimento APA do Igarapé Gelado fosse instalada na região, levando educação de qualidade, orientação na área de agricultura e melhoria na qualidade vida da comunidade rural.
Considerando a construção do laticínio como “obra magnífica”, o presidente do Legislativo local destacou ainda o treinamento e aproveitamento da mão de obra de filhos de colonos para trabalhar na produção dos derivados de leite, que é adquirido dos próprios agricultores da região.

Estação Conhecimento
Localizada em uma Área de Proteção Ambiental (APA), a Estação Conhecimento da APA do Igarapé Gelado foi inaugurada em 2010. Suas atividades estão voltadas, em sua maioria, à geração de renda para 120 famílias locais, por meio da bovinocultura leiteira, avicultura, fruticultura, olericultura e piscicultura.
No ano passado, 1.100 pessoas foram beneficiadas diretamente com as atividades regulares da Estação. Os produtores contam com o apoio de profissionais como engenheiro agrônomo, zootecnista, médico veterinário e técnicos agrícolas no aprimoramento das técnicas de manejo. A Estação Conhecimento também apoia os produtores com mecanização agrícola.
O empreendimento, atualmente administrado pela Estação Conhecimento, no futuro será gerido pelos próprios produtores da APA em sistema de cooperativa. A produção, que hoje é de dois mil litros de leite por dia, tende a aumentar significativamente com a operacionalização do laticínio.

Fim do conteúdo da página