Página inicial > Notícias > Miquinha solicita apoio técnico agrícola para cooperativa de mulheres e obras de infraestrutura no Residencial Brasília

Duas proposições foram apresentadas pelo vereador Israel Miquinha (PT) na última sessão da Câmara Municipal de Parauapebas, realizada terça-feira (25), requerendo ações do Poder Executivo Municipal nas áreas de agricultura e de infraestrutura.

• Publicado: Segunda, 31 de Mai de 2021, 08h53

Miquinha - PT

Apoio técnico agrícola
Na Indicação nº 343/2021, Miquinha solicitou apoio técnico agrícola, mecanização, insumos agrícolas, espaço para estocagem e transporte para escoamento de produção agrícola à Cooperativa das Mulheres Unidas da PA Santo Antônio (Coopermusa).

Na justificativa do pedido, o vereador argumenta que as cooperativas agrícolas são importantes e necessárias para a produção de alimentos, mas esse trabalho precisa do incentivo do governo municipal para ampliação, melhorias e profissionalização do trabalho rural.

Israel Miquinha informou que cerca de 50 famílias fazem parte da Coopermusa. As mulheres produzem doces, queijos, hortaliças e legumes, atualmente de forma artesanal, na força bruta.

“Essas mulheres enfrentam dificuldades que poderiam ser reduzidas com o auxílio do governo municipal. Oferecer a essas trabalhadoras rurais todo o suporte necessário para alavancar sua produção é mais que um ato de gestão competente, um ato humano e empreendedor, que visa buscar alternativas de renda para o município, além da mineração”, defendeu.

Obras de infraestrutura
Em seguida, Miquinha apresentou a Indicação nº 345/2021, na qual pediu a realização de obras de infraestrutura básica no Bairro Residencial Brasília. As obras devem incluir pavimentação asfáltica, construção de praça com academia de ginástica ao ar livre e parquinho, posto de saúde, quadra de esporte e manutenção da iluminação pública.

De acordo com o vereador, é necessário fazer a pavimentação asfáltica no perímetro que vai da Rua 1 à 11, e das avenidas W2 e W4; construção de praça com academia ao ar livre e parquinho, pois as crianças do bairro não possuem escola ou local de recreação; construção de um posto de saúde, para que a comunidade tenha acesso a serviços médicos em suas próprias localidades; construção de uma quadra para que os moradores possam ter um local adequado para a prática de esportes e exercícios, bem como a manutenção da iluminação pública.

“Contemplar os moradores com essas melhorias trará um grande desenvolvimento para essa gente, que adquiriu lote com pouca infraestrutura para sair do aluguel e não engrossar a fila cada vez maior de moradias em locais não apropriados. Cabe a nós, gestores públicos, garantir dignidade de moradia, saúde e lazer às essas pessoas”, enfatizou.

Encaminhamento
As indicações nº 343/2021 e nº 345/2021 foram aprovadas pelos demais parlamentares e serão enviadas para as devidas providências do prefeito Darci Lermen e dos secretários municipais de Obras, Wanterlor Bandeira; de Produção Rural, Milton Zimmer; e de Governo, Keninston Braga.

Texto: Nayara Cristina / Revisão: Waldyr Silva / Fotos: Felipe Borges / AscomLeg2021