Página inicial > Notícias > Zé do Bode pede duplicação de rodovia e instalação de posto do Conselho Federal de Enfermagem

Duas proposições foram apresentadas pelo vereador Zé do Bode (MDB) na sessão da Câmara Municipal de Parauapebas (CMP) realizada na última terça-feira (18). Ambas foram aprovadas pelos demais parlamentares.

• Publicado: Sexta, 21 de Mai de 2021, 10h44

Zé do Bode - MDB

Duplicação de rodovia
Por meio da Indicação n° 322/2021, Zé do Bode pediu a urgente duplicação da rodovia municipal que dá acesso à Colônia Paulo Fonteles e à Vila Sanção, em parceria com a empresa Vale, que é a maior usuária e exploradora da via.

Na proposição, o vereador informa que a via, chamada de Estrada Paulo Fonteles e/ou Estrada do Salobo, tem aproximadamente 90 quilômetros de extensão, com um traçado predominante de curvas, pouquíssimas áreas para ultrapassagens e sem acostamento, inicia no trevo de acesso à estação ferroviária e termina às margens do Rio Itacaiúnas.

Zé do Bode relata ainda que a rodovia tem um tráfego intenso de veículos, principalmente de ônibus, que transportam os funcionários da Vale e suas terceirizadas; além de carretas e bitrens que transportam minério de cobre do Projeto Salobo e de manutenção da usina da empresa; e ainda de outras carretas com máquinas fora de estrada, que precisam ser acompanhadas por batedores militares, uma vez que ocupam toda a extensão das pistas de rolamento.

“Em horário de pico é normal uma fila de veículos com extensão de cerca de 30 quilômetros vindo no sentido da sede do município, o que é muito perigoso em virtude do alto risco e índice de acidentes na referida rodovia, onde é normal o tombamento de carretas e a ocorrência de outros acidentes”, descreveu o parlamentar.

Posto do Coren
A outra proposição apresentada por Zé do Bode foi o Requerimento n° 17/2021, no qual solicitou à Mesa Diretora da Câmara que oficialize ao Conselho Regional de Enfermagem (Coren/PA) pedido de instalação de um posto avançado do referido órgão em Parauapebas.

O vereador informou que, de acordo com a Associação de Enfermagem de Parauapebas, existem aproximadamente 500 profissionais da área no município e esse número não para de crescer, pois todo ano as instituições locais de ensino formam mais enfermeiros.

“Acreditamos ser de suma importância a instalação de um posto avançado do Coren no município, para atender às demandas desses profissionais, que para resolverem assuntos inerentes à profissão, como registro, renovação de identificação, taxas, alterações e outros, necessitam se deslocar até Marabá, a cerca de 170 quilômetros”, justificou.

Encaminhamento
A Indicação n° 322/2021 foi enviada para análise do prefeito Darci Lermen e o Requerimento n° 17/2021 foi encaminhado para as devidas providências da Mesa Diretora da CMP.

Texto: Nayara Cristina / Revisão: Waldyr Silva / Fotos: Felipe Borges / AscomLeg2021