Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Centro de especialidades odontológicas, restauração de praças e criação de horta comunitária são solicitados pelo vereador Castilho à prefeitura
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Centro de especialidades odontológicas, restauração de praças e criação de horta comunitária são solicitados pelo vereador Castilho à prefeitura

No decorrer dos debates parlamentares desta terça-feira (18), o vereador Luiz Castilho (Pros) requisitou ao Poder Executivo a criação de um centro de especialidades odontológicas, a restauração de praças e a criação de uma horta comunitária. 

Os pedidos foram oficializados nas indicações nº 315, 318 e 319/2021, em que o legislador explicou que é fundamental implementar medidas que promovam o bem-estar e proporcionem dignidade aos munícipes. 

  • Publicado: Terça, 18 de Mai de 2021, 20h24

Centro de Especialidades Odontológicas 

A criação de um Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), através da Secretaria Municipal de Saúde, será fundamental para o atendimento da saúde bucal dos cidadãos de Parauapebas.  

Conforme explicou o vereador Castilho, o CEO será uma unidade de saúde destinada ao atendimento odontológico especializado no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), devendo realizar, no mínimo, diagnóstico bucal, com ênfase no diagnóstico e detecção do câncer bucal, periodontia especializada, cirurgia oral menor dos tecidos moles e duros, endodontia e atendimento a portadores de necessidades especiais. 

A criação do centro será implementada sem interferir nos serviços odontológicos primários nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) já existentes, que deverão ser mantidos. Castilho ainda ressaltou que existe recurso do governo federal disponível para auxílio na implantação e manutenção do centro especializado.

  Vereador Luiz Castilho

Ampliação de praça 

A restauração e ampliação da praça localizada entre as ruas 99 e 100 e as ruas 99A e 99B, na sexta etapa do Bairro Nova Carajás, também foram solicitadas por Luiz Castilho na sessão ordinária. 

O vereador contou que a indicação foi pautada no pedido da Associação dos Moradores do Bairro Nova Carajás, através de Fábio e de Adriano da Silva, popularmente conhecido como “Bodinho”.  

Luiz Castilho revelou que em 2020 apresentou a Indicação nº 345/2020, solicitando a manutenção da praça e colocação de alguns equipamentos de playground e de ginástica que, em princípio, foram atendidas parcialmente com a manutenção da área e construção de um campinho onde se observa diariamente a presença de grande número de crianças jogando futebol. Porém, tem-se um grande número de jovens e adultos que carecem de equipamentos que possam ajudar a melhorar a qualidade de vida.  

Horta Comunitária 

A criação de uma horta comunitária na sexta etapa do Bairro Nova Carajás também foi solicitada pelo vereador Luiz Castilho. Este é mais um anseio dos moradores da localidade, enviado ao vereador Castilho por meio da Associação dos Moradores do Bairro Nova Carajás. 

Manifestando seu apoio ao pedido, o vereador Castilho solicitou a horta comunitária oficialmente em sessão ordinária. O legislador pediu apoio e atenção das secretarias municipais de Governo, de Obras e de Produção Rural, para criação da horta. 

Na ocasião, Castilho ainda destacou o exemplo bem-sucedido da horta comunitária do Bairro dos Minérios e explicou que uma horta comunitária proporcionará o sustento de centenas de famílias, além de gerar renda e possibilitar aos cidadãos um trabalho digno e alimento garantido.  

Castilho ainda ressaltou que existem áreas públicas disponíveis para a criação da horta no bairro e que a Associação dos Moradores do Bairro Nova Carajás tem uma área de aproximadamente 8.000 m² cedida em comodato pela empresa Vale, que pode ser utilizada para tal fim, desde que haja devido convênio entre as partes.  

“Considero de extrema importância a implantação desta horta comunitária, pois é uma ação que vem ao encontro da política de combate à fome e promoção da vida”, concluiu Luiz Castilho. 

Aprovação  

Diante da relevância social dos pedidos apresentados por Luiz Castilho, os demais vereadores aprovaram em unanimidade as indicações. 

Com a aprovação na Câmara, as proposições serão enviadas ao Poder Executivo, que deverá analisar e implementar os pedidos.

Texto: Josiane Quintino / Revisão: Waldyr Silva / Foto: Felipe Borges (AscomLeg 2021)

Fim do conteúdo da página