Página inicial > Notícias > Vereador Miquinha solicita poltronas para acompanhantes em enfermarias do HGP

Vereador Miquinha solicita poltronas para acompanhantes em enfermarias do HGP

Com o propósito de proporcionar comodidade a familiares e amigos que acompanham pacientes nos leitos de enfermaria e UTIs do Hospital Geral de Parauapebas (HGP), o vereador Israel Miquinha (PT) propôs à Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) que disponibilize poltronas naquela casa de saúde e faça a substituição gradual de camas, colchões e macas.

• Publicado: Quarta, 12 de Mai de 2021, 18h02

A reivindicação do parlamentar foi feita por meio da Indicação nº 294/2021, apresentada na sessão ordinária da Câmara Municipal nesta terça-feira (11).

Na defesa da proposição, Israel Miquinha destaca que a cor da parede, posição dos leitos voltados para a janela, iluminação do ambiente, ventilação, climatização, acompanhamento, conforto dos equipamentos e o carinho proporcionado pelos profissionais de saúde acabam contribuindo para uma rápida recuperação do paciente.

“O direito ao acompanhante nos prontos socorros, nas enfermarias, nas salas de espera dos centros cirúrgicos e nas UTIs, além de ser uma conquista, garante também espaços acolhedores em que os acompanhantes possam ter momentos agradáveis”, assinala o legislador.

Ele acrescenta que as poltronas a serem disponibilizadas no Hospital Geral de Parauapebas devem ser confortáveis, reclináveis, acolchoadas e com apoio para as pernas, para oferecer mais conforto aos acompanhantes dos pacientes, que passam dias e noites, com sua presença, seu afeto e carinho, contribuindo para a rápida recuperação de seus entes queridos.

Drenagem pluvial
Em outra indicação, de nº 292/2021, apresentada na mesma sessão, Israel Miquinha sugeriu que o governo municipal elaborasse um projeto de drenagem pluvial e construções de lagos em todo o município.

Segundo o parlamentar, a falta de rede de drenagem adequada na cidade proporciona sujeira, alagamentos, destruição de obras e vias públicas e muito prejuízo financeiro aos cidadãos e governo. Esses problemas nunca foram tão graves e aparentes como no corrente ano, onde as fortes chuvas destruíram vias, alagaram feiras e causaram grandes engarrafamentos de trânsito e transtornos à população.

“Por isso, é de extrema importância que o governo municipal elabore e execute o quanto antes um projeto de drenagem pluvial e construções de lagos em todo o município, para que a população não seja mais penalizada pelos transtornos causados pela chuva, já que a falta de uma drenagem adequada afeta toda a população”, solicita o vereador.

Israel Miquinha aponta ainda que se as águas da chuva fossem escoadas para lagos construídos em áreas específicas, a comunidade seria duplamente beneficiada, já que os lagos, a exemplo do lago Nova Carajás, são excelentes áreas de lazer e relaxamento, o que contribui ainda mais para a qualidade de vida da população e aumenta de forma exponencial a atratividade turística do município.

Ponte ligando bairros
Por último, na Indicação nº 293/2021, o parlamentar pediu que o prefeito municipal mandasse construir uma ponte ligando os bairros Jardim América e Parque das Nações, ambos localizados no Complexo VS 10.

Conforme explicou Israel Miquinha, a ponte para unir os dois bairros visa garantir melhor trafegabilidade aos moradores, além de encurtar distâncias e facilitar o acesso, uma vez que nessas localidades a comunidade tem que fazer um grande desvio para se locomover de um bairro para outro.

“Por entender que é dever do governo municipal zelar pelo bem-estar de sua população, garantindo que ela tenha boas condições de tráfego e segurança, solicito que seja construída essa ponte para que os moradores dos bairros Parque das Nações e Jardim América fiquem mais interligados ao restante do município”, finaliza.

As três indicações foram lidas e aprovadas em plenário pelos demais vereadores e agora elas vão passar por avaliação técnico-financeira pela prefeitura para serem executadas.

Texto: Waldyr Silva / Fotos: Felipe Borges / AscomLeg2021