Página inicial > Notícias > Elias da Construforte indica reforma e ampliação da estação de tratamento de esgoto do Apoema

Por entender que a qualidade da água e o tratamento do esgoto estão diretamente ligados à qualidade de vida e saúde da população, o vereador Elias da Construforte (PSB) solicitou na Indicação n° 271/2021 a reforma e ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Bairro Apoema.

• Publicado: Segunda, 10 de Mai de 2021, 17h46

Elias da Construforte - PSD

Na proposição, o vereador informa que, devido ao crescimento populacional e à expansão do município, há a necessidade urgente de realização de uma obra para reforma e ampliação da ETE, com o intuito de restaurar a capacidade operacional de suas lagoas, pois atualmente elas estão com mais de 80% de sua capacidade comprometida, por causa do assoreamento decorrente da utilização diversa do plano inicial.

“Em razão da necessidade de adequações das normas ambientais, o descarte dos efluentes provenientes de fossas esgotadas por caminhões é direcionado à ETE do Apoema, o que sobrecarregou o sistema do local. A urgente obra visa adequar as estruturas do sistema ao quadro atual de necessidades, observando o aumento de volume e variações nas características dos efluentes e garantindo o atendimento aos padrões de qualidade no tratamento”, acrescentou.

Elias argumenta ainda que é preciso fortalecer as políticas públicas para garantir a qualidade de vida e saúde de todos. Assim, a indicação busca atrair os olhares do Poder Executivo para uma questão urgente no município, que é o tratamento de esgoto.

Encaminhamento
A Indicação n° 271/2021, aprovada na sessão da Câmara Municipal de Parauapebas na última terça-feira (4), foi enviada para análise e as devidas providências do prefeito Darci Lermen.

Texto: Nayara Cristina / Revisão: Waldyr Silva / Fotos: Felipe Borges / AscomLeg 2021