Vereadora Eliene Soares propõe programa de equoterapia e serviço ‘Bom Prato’ para comunidade

Publicado em Segunda, 14 de Junho de 2021, 10h45 | Voltar à página anterior

Por meio de duas indicações apresentadas na sessão de terça-feira (8), a vereadora Eliene Soares (MDB) solicitou do governo municipal a instituição do programa de equoterapia e terapias assistidas por animais como opção de tratamento de saúde pública para as pessoas com necessidades especiais (Indicação nº 400/2021); e a criação do serviço “Bom Prato”, para oferecer refeições gratuitas às pessoas em situação de insegurança alimentar durante a pandemia do coronavírus (Indicação nº 401/2021).

Na primeira indicação, a propositora assinala que pouca gente se dá conta que os animais domésticos fazem um bem danado à saúde das pessoas. Para quem mora na cidade, em meio à rotina agitada do meio urbano, o cão pode ser, de fato, o melhor amigo do homem, sobretudo se este for solteiro. O gato - o mais sagaz entre todos os companheiros de quatro patas - não fica atrás. Pássaros e peixes de aquário, privados de seus ambientes naturais, também se tornam xodós de muitos humanoides na era da depressão.

“Além de tudo isso, é cientificamente comprovado que o envolvimento do ser humano com animais domésticos melhora o astral, o ambiente familiar e até a produtividade. Neste sentido, uma técnica ainda pouco conhecida tem ganhado as atenções dos ambulatórios e de clínicas de fisioterapia no tratamento de pessoas com limitações: a equoterapia”, explica Eliene Soares.

Segundo ela, a equoterapia é um procedimento de terapia com equinos (cavalos) indicado para o tratamento dos mais diversos tipos de comprometimentos motores e mentais, como paralisia cerebral, problemas neurológicos, ortopédicos, posturais, síndrome de Down, entre outros transtornos capazes de limitar a vida.

“Essa técnica de terapia com cavalos tem extensa gama de publicações científicas que justificam a melhoria das condições físicas e psicossociais dos indivíduos. Por esta razão, peço ao governo municipal que reflita sobre a possibilidade de instituir um programa de equoterapia e terapias assistidas por animais como opção de tratamento de saúde pública para pessoas com necessidades especiais”, destaca.

Serviço “Bom Prato”
Dados do Ministério da Cidadania referentes a abril deste ano revelam que Parauapebas conta hoje com 30.036 pessoas consideradas extremamente pobres. Os dados escondem a real e triste face da má distribuição das riquezas no município, fruto do crescimento populacional desordenado.

“Assim, algo precisa ser feito, principalmente neste difícil momento de pandemia, em que muitos - crianças, adolescentes, jovens e adultos - são privados de tanta coisa e, por medidas de distanciamento, têm de passar mais tempo em casa, ficando ansiosos, sentindo mais vontade de se alimentar”, aponta a vereadora.

Diante do exposto, Eliene Soares propõe à Prefeitura de Parauapebas que se inspire no Governo do Estado de São Paulo e crie, ainda que em caráter temporário, o serviço denominado “Bom Prato”, com vistas a oferecer refeições gratuitas às pessoas em situação de insegurança alimentar durante a pandemia do coronavírus.

Depois de lidas e apresentadas em plenário, as duas indicações foram aprovadas pelos demais vereadores e agora elas serão encaminhadas ao Poder Executivo para serem avaliadas e colocadas em prática.

Texto: Waldyr Silva / Fotos: Felipe Borges / AscomLeg2021