Vereador Miquinha solicita compra de testes para detecção de covid-19

Publicado em Terça, 06 de Abril de 2021, 00h00 | Voltar à página anterior

Por acreditar que o controle da transmissão do novo coronavírus tem relação direta com o aumento da testagem, o vereador Israel Miquinha (PT) solicitou ao prefeito Darci Lermen, por meio da Indicação nº 152/2021, que compre com urgência testes rápidos para a detecção da covid-19.

Imagem - radiohertz.pt

O parlamentar relata no texto da proposição que, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 80% dos pacientes com covid-19 são assintomáticos. Então, o teste rápido é de suma importância para que o governo municipal tome medidas mais assertivas no controle da transmissão do vírus e no tratamento dos doentes.

“É inadmissível que uma cidade com o porte e a riqueza de Parauapebas deixe faltar testes rápidos para sua população ou que o povo tenha que ficar um dia inteiro esperando para a realização da testagem. Precisamos ser mais humanos e competentes na prevenção e tratamento dessa doença. É fundamental que possamos garantir que toda a sociedade tenha condições de passar por essa pandemia com a menor perda de vidas possível e a realização dos testes rápidos é fundamental para isso”, defendeu Israel Miquinha.

Miquinha - PT (Imagem: Felipe Borges)

Feiras livres
Na mesma sessão ordinária, realizada na última terça-feira (30), Miquinha apresentou também a Indicação nº 153/2021, pedindo a construção de espaços adequados para a realização de feiras livres nos bairros Cidade Jardim, Liberdade, Guanabara e Palmares Sul.

Na justificativa do pedido, o vereador ressalta que as feiras livres são extremamente importantes para o abastecimento direto da população, além de fonte de renda para os pequenos produtores rurais que encontram nesse espaço um local propício para a venda de seus produtos.

Segundo Israel Miquinha, os feirantes que atuam nos bairros citados comercializam seus produtos sujeitos às intempéries do tempo, às vezes trabalhando debaixo de chuva e de um sol escaldante.

“Um local propício para a realização dessas feiras beneficiará toda a população, pois garantirá mais conforto e segurança para feirantes e consumidores, que terão espaço amplo e adequado para compra de seus produtos. E ainda fortalecerá a economia do município, já que essa atividade é uma importante fonte de renda para dezenas de famílias que vivem do sustento de sua produção e do comércio em feira livre”, argumentou o parlamentar.

Aprovação
As duas indicações de Miquinha foram aprovadas e serão enviadas para o prefeito Darci Lermen. A primeira, com cópia para o secretário municipal de Saúde, Gilberto Laranjeiras; e a segunda, para o secretário municipal de Obras, Wanterlor Bandeira.

Texto: Nayara Cristina / Revisão: Waldyr Silva / AscomLeg 2021