Eliene Soares sugere instalação de equipamento multiuso em ginásio, água potável em escolas e testagem de covid-19 de educadores

Nas três indicações que apresentou na sessão de quarta-feira (14), a vereadora Eliene Soares (MDB) solicitou do governo municipal instalação de equipamentos multiusos no ginásio poliesportivo do Bairro Beira Rio (Indicação nº 192/2021); reparação do sistema de fornecimento de água potável das escolas da rede pública municipal (Indicação nº 193/2021); e testagem de covid-19 dos profissionais da educação (Indicação nº 194/2021).

• Publicado: Domingo, 18 de Abril de 2021, 17h41

Equipamentos multiusos
Na justificativa do pedido para instalação de equipamentos multiusos no ginásio poliesportivo do Beira Rio, a vereadora explica que os novos espaços para prática de esporte, como os ginásios, estão sendo concebidos atualmente para que não sejam mais restritos apenas às modalidades desportivas que fazem uso de bolas, como futsal, handebol, vôlei e basquete, tradicionais anfitriões das quadras.

Segundo Eliene Soares, a prática de esportes, principalmente os de alto rendimento, é aliada poderosa e sagaz contra as dores crônicas no corpo, os problemas de coluna, os desvios posturais, a ansiedade, a obesidade e a baixa estima. Ela defende que a pedalada de bicicleta por alguns minutos do dia ou uma simples caminhada diária faz um bem incomensurável ao corpo e à mente.

“Sabemos que muita gente gostaria de praticar esportes e atividades físicas regularmente, mas não se sente confortável, por exemplo, em fazer uma simples caminhada. As alegações são muitas, mas a maioria diz respeito à segurança viária, uma vez que temos atualmente mais de 100 mil veículos em circulação e o medo de acidente afasta das ruas aqueles que têm vontade de caminhar no fim de tarde”, detalha a parlamentar.

Para implantar o equipamento público, a vereadora revela que a prefeitura tem R$ 9 milhões e 78 mil no orçamento deste ano para investir em rendimento esportivo; R$ 3 milhões e 793 mil para o esporte cidadão; e R$ 2 milhões e 742 mil para investir em esporte participativo.

Água potável nas escolas
Nesta reivindicação, Eliene Soares informa que atualmente a água é disponibilizada nas escolas da rede pública municipal por meio de bebedouros, e que o momento atual, de suspensão de aulas presenciais há um ano, é propício para que o Poder Executivo dê uma geral na estrutura dos sistemas de água das unidades de ensino, que acumulam impurezas.

De acordo com dados do Instituto Trata Brasil apresentados pela legisladora, Parauapebas está hoje entre as cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes campeãs em internações por doenças de veiculação hídrica. A estatística mais recente disponível, de 2018, mostra que 156 pessoas foram internadas por gastroenterites (doenças do esôfago, estômago e intestino, por exemplo) e quatro morreram na cidade. As crianças são as vítimas mais frequentes.

“Por essa razão, indico ao governo municipal para que aproveite o período sem aulas presenciais e faça check-up nos sistemas de fornecimento de água das escolas, o que compreende manutenção e instalação de bebedouros [345 ao todo], manutenção de equipamentos com sistema de filtragem de água potável, limpeza de caixas d’água [79 existentes], torneiras e tubulações, nem que, para tanto, seja preciso contratar empresa terceirizada, caso a administração não tenha equipe própria para a execução da tarefa”, orienta a vereadora.

Testagem de covid-19
Já nesta indicação, Eliene Soares assegura que o pedido visa rastrear casos e resguardar a saúde de professores e pessoal de apoio neste período de pandemia.

Conforme explicou a vereadora, a prefeitura anunciou que vai realizar um pregão eletrônico este mês para aquisição de até 120 mil testes de covid-19, pelo método RT-PCR, de referência para diagnóstico de casos, com investimentos de até R$ 23 milhões, uma medida importante e certeira para ajudar a diagnosticar os casos de infecção pelo terrível coronavírus, que já tirou a vida de quase 320 pessoas no município.

Segundo ainda a parlamentar, ultimamente tem sido alarmante o número de profissionais da educação infectados e em estado grave em decorrência de complicações da covid-19. “Na semana passada, o vírus sepultou quatro educadores em Marabá em menos de uma semana. E aqui em Parauapebas já perdemos uma dezena desde o início da pandemia, que não parou a educação, e os profissionais do magistério seguem engajados em proporcionar ensino e aprendizagem de qualidade aos 48 mil estudantes da rede pública municipal”.

Depois de serem apresentadas em plenário, as três indicações foram aprovadas pelos demais vereadores e agora elas seguem para que sua viabilidade técnico-orçamentária seja apreciada pelo governo municipal.

Texto: Waldyr Silva / Fotos: Gabinete da Vereadora / AscomLeg2021