Leandro do Chiquito pede construção de UBS, sistema de videomonitoramento e abastecimento de água

O vereador Leandro do Chiquito (Pros) solicitou na sessão da última quarta-feira (14), por meio das indicações nº 174/2021, 199/2021 e 200/2021, respectivamente, construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) no complexo de bairros Tropical; implantação de sistema de videomonitoramento e ampliação do sistema de abastecimento de água em Palmares II.

• Publicado: Sexta, 16 de Abril de 2021, 11h23

Unidade Básica de Saúde
Na indicação solicitando a construção de uma UBS no Complexo Tropical, o vereador explica que o serviço de saúde visa atender à comunidade do Tropical I, Tropical II, Jardim Ipiranga, Residencial Vale do Sol, Residencial Ipê, Residencial Amec Ville Jacarandá, Loteamento Novo Tempo (Chico das Cortinas), Vila Rica e ocupações adjacentes, onde moram aproximadamente 25 mil pessoas.

Segundo Leandro do Chiquito, a atual Unidade Básica de Saúde do Tropical I, localizada na Avenida Castanheira, não conta com prédio próprio, nem tampouco condições acessíveis e suficientes para atender à população do complexo de bairros.

“Diante da ausência de UBS para atender a toda a população do complexo, os moradores estão buscando atendimento em outros bairros, o que é ruim tanto para as pessoas que têm que se deslocar para outras unidades, como para a própria UBS, visto que, além de precisar atender à demanda dos bairros de sua competência, terá que fornecer assistência para outros, o que vem causando transtornos, pois muitas pessoas necessitadas estão ficando sem atendimento, porque são muitos pacientes aglomerados”, detalha o legislador.

Sistema de videomonitoramento
Neste pedido, o vereador justifica que, segundo relatos recebidos da Associação de Moradores da Palmares II, a comunidade vem sofrendo diversas ocorrências de violência, tais como homicídios, roubos e furtos, principalmente em ambientes públicos como praças, escolas e outros locais.

Para inibir o índice de violência na localidade, Leandro do Chiquito pede que o governo municipal instale câmeras em pontos estratégicos do bairro, a exemplo do que já ocorre nos bairros centrais da cidade, com 120 câmeras monitorando Parauapebas 24 horas.

De acordo ainda com o propositor, o sistema de videomonitoramento tem como vantagens o controle de acesso em áreas restritas; monitoramento de pessoas em áreas privadas e públicas; monitoramento do fluxo de veículos em diversos locais; fiscalização do trânsito; e o acompanhamento de grandes eventos e manifestações públicas.

Abastecimento de água
Além da falta de segurança pública, o parlamentar reclama também que a comunidade de Palmares II tem enfrentado dificuldades quanto ao abastecimento de água, pois o atual sistema de abastecimento da vila é muito antigo. Além disso, com o crescimento populacional da localidade a quantidade de água fornecida não atende à demanda da população.

“Estamos tão habituados à presença da água que só damos conta da sua importância quando ela nos faz falta, mas isso precisa mudar”, assinala Leandro do Chiquito, adicionando que o poder público deve trabalhar, também, com políticas de prevenção, a fim de que situações como esta não sejam habituais no município.

Tão logo as três indicações foram apresentadas em plenário, as mesmas foram aprovadas por unanimidade pelos demais vereadores e agora elas serão encaminhadas para serem avaliadas pela Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão.

Texto: Waldyr Silva / Fotos: Felipe Borges / AscomLeg2021